Criança de 1 anos e 2 meses começou a chorar e tossir. Com técnica, bebê expeliu leite e secreção. Funcionária salva bebê engasgada em creche de Mogi das Cruzes
Uma bebê de 1 ano e 2 meses foi salva de um engasgamento em uma creche de Mogi das Cruzes. A coordenadora pedagógica da unidade aplicou as técnicas de primeiros-socorros que aprendeu em um treinamento. A câmera de monitoramento do Centro de Educação Infantil (CEI) Pequenos Inventores, no Jardim Santos Dumont, captou o momento do salvamento na terça-feira, 25
A coordenadora pedagógica Elayne do Amaral Silva contou que a bebê estava no chão quando começou a chorar e tossir. Como não tinha brinquedos perto, porque o objetivo da atividade era a bebê desenvolver os movimentos, ela e as educadoras ficaram preocupadas.
“Por volta das 9h, ela começou a chorar e tossir e conforme chorava saía uma secreção do nariz. Até que ela parou e o choro ficou engasgada. Vimos se tinha algo na boca e não tinha. Achava que era a secreção, o ar não voltava e a boca começou a ficar branca. Eu lembrei da formação e treinamento [que fiz] em 2019, na hora, apliquei técnica e os movimentos que lembrava do treinamento. Ela então expeliu leite e duas bolas de secreção.”
Elayne lembra que foi tudo muito rápido. “Coisa de um minuto, dois minutos no máximo. Foi um susto, desespero, na hora e não sabe se está fazendo a coisa certa. No restante do dia, ela ficou bem, observamos.”
Para a coordenadora, é importante o aprimoramento das equipes em primeiros-socorros.
A mãe, Michelle Andrade de Melo Miranda, também ressalta a importância deste tipo de treinamento. “Não consigo nem imaginar o que poderia ter acontecido se a educadora não tivesse o treinamento. Esses treinamentos podem salvar vidas. É fundamental ter em todas as escolas. A Isabella é um exemplo disso.”
Coordenadora de creche salva bebê engasgada em Mogi
- Continua depois da publicidade -