A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta quarta-feira (08/09) o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Suzano. O atendimento nesta semana deve ocorrer nos dias 9, 10 e 11 de setembro, de quinta-feira a sábado, com a oferta da segunda dose para cidadãos que precisam completar a etapa, e da primeira dose para os adolescentes de 13 anos ou mais. A ação será nos três polos, das 8 às 17 horas, com horário ampliado na quinta e sexta-feira na Arena Suzano. Na próxima semana a operação deve contemplar a dose de reforço dos idosos maiores de 85 anos e a primeira aplicação dos jovens de 12 anos.
O cronograma desta semana se inicia com atendimento na quinta e sexta-feira (09 e 10/09) exclusivamente voltado às pessoas que precisam completar a segunda dose com aprazamento até 12 de setembro. A ação deverá ocorrer de maneira descentralizada, das 8 às 17 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 – Vila Júlia). Já a Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) terá horário estendido, até as 19 horas no ginásio, e sistema drive-thru operante até as 17 horas. Para completar a etapa, basta apresentar o cartão, o CPF e um documento original com foto.
No sábado (11/09), o dia será dedicado à aplicação da primeira dose nos adolescentes com 13 anos ou mais. O atendimento seguirá o modelo das operações anteriores, novamente descentralizada nos três polos, das 8 às 17 horas, mas sem horário ampliado na Arena Suzano.
A partir da próxima semana a operação começa uma nova fase, contemplando a dose de reforço dos idosos maiores de 85 anos na terça-feira (14/09) e a primeira aplicação dos adolescentes de 12 anos ou mais na quarta-feira (15/09). O atendimento será nos mesmos horários e locais, com horário estendido na Arena Suzano apenas na quarta-feira. Para tomar a dose de reforço é necessário respeitar o prazo mínimo de seis meses desde a segunda aplicação e apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação com registro das duas doses anteriores.
Vale lembrar que o adolescente precisa da autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os adolescentes desacompanhados. A exigência faz parte da 20ª atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Governo do Estado, sendo um item indispensável para o atendimento do público menor de 18 anos.
Todos os demais documentos de praxe para a primeira dose em Suzano também serão exigidos. Entre eles estão RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.
De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o trabalho visa garantir celeridade na imunização com pelo menos a primeira dose. “Nosso foco é proteger a população, por isso damos prosseguimento à vacinação dos adolescentes, alcançando os jovens de 13 anos nesta semana para em seguida também aqueles com 12 anos. Logo, partimos para as fases seguintes, com foco total no atendimento à segunda dose e em breve iniciando a terceira aplicação, conforme novas orientações repassadas aos municípios”, detalhou.
Todas as informações referentes à imunização são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é (11) 4745-2035.