Suzano

Cultura de Suzano promove palestra e roda de conversa sobre restauro e conservação

A Secretaria de Cultura de Suzano está com inscrições abertas para um encontro inédito sobre Restauro e Conservação. A iniciativa será realizada em 24 de junho, a partir das 14 horas, no Casarão da Memória, localizado no número 547 da rua Campos Salles, no centro, e serão disponibilizadas 20 vagas. Para participar, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (11) 4748-6949 ou presencialmente no local de realização da palestra e roda de conversa. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A modalidade de restauro e conservação é uma linha de atuação preventiva de qualquer obra que, decorrente da sua antiguidade ou estado de conservação, seja necessária uma intervenção para preservar a integridade física e valor artístico, respeitando a essência original da obra. O objetivo é fomentar a atividade no município.

Entre os conteúdos abordados estão os conceitos de bens materiais e imateriais, obras de arte e sobre o profissional conservador-restaurador, ética e suas competências e atuações, bem como a interdisciplinaridade e também os casos reais de aplicação das teorias, que serão apresentados pelos restauradores Marcelo Fraga, Roseli Fernandes e Felize Lanzas, do Ateliê N3 Arte e Restauro.

Para o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, o encontro inédito representa mais uma medida para preservar a história de Suzano, além de dar continuidade aos encontros para aperfeiçoar a técnica dos participantes. “Restaurar e conservar nosso patrimônio é zelar pelo trabalho dos nossos antecessores e respeitar suas vivências. Portanto, consideramos extremamente necessário e relevante trazer esta palestra e roda de conversas para os profissionais e entusiastas, assim como seguir adiante com este projeto”.

Recentemente a pasta empossou a primeira gestão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que oportuniza solicitar o tombamento de patrimônios materiais e imateriais, contribuindo para o resguardo do legado cultural. “Estamos em um processo de unir esforços para a perpetuação da memória suzanense, então diversas iniciativas estão sendo instauradas para despertar a consciência da população e capacitá-los para a prática”, finalizou o titular da Secretaria de Cultura.

Mais informações podem ser obtidas presencialmente no Casarão da Memória. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

2 semanas ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

2 semanas ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

2 semanas ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

2 semanas ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

2 semanas ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

2 semanas ago