Suzano

Cultura de Suzano promove palestra e roda de conversa sobre restauro e conservação

A Secretaria de Cultura de Suzano está com inscrições abertas para um encontro inédito sobre Restauro e Conservação. A iniciativa será realizada em 24 de junho, a partir das 14 horas, no Casarão da Memória, localizado no número 547 da rua Campos Salles, no centro, e serão disponibilizadas 20 vagas. Para participar, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (11) 4748-6949 ou presencialmente no local de realização da palestra e roda de conversa. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A modalidade de restauro e conservação é uma linha de atuação preventiva de qualquer obra que, decorrente da sua antiguidade ou estado de conservação, seja necessária uma intervenção para preservar a integridade física e valor artístico, respeitando a essência original da obra. O objetivo é fomentar a atividade no município.

Entre os conteúdos abordados estão os conceitos de bens materiais e imateriais, obras de arte e sobre o profissional conservador-restaurador, ética e suas competências e atuações, bem como a interdisciplinaridade e também os casos reais de aplicação das teorias, que serão apresentados pelos restauradores Marcelo Fraga, Roseli Fernandes e Felize Lanzas, do Ateliê N3 Arte e Restauro.

Para o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, o encontro inédito representa mais uma medida para preservar a história de Suzano, além de dar continuidade aos encontros para aperfeiçoar a técnica dos participantes. “Restaurar e conservar nosso patrimônio é zelar pelo trabalho dos nossos antecessores e respeitar suas vivências. Portanto, consideramos extremamente necessário e relevante trazer esta palestra e roda de conversas para os profissionais e entusiastas, assim como seguir adiante com este projeto”.

Recentemente a pasta empossou a primeira gestão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que oportuniza solicitar o tombamento de patrimônios materiais e imateriais, contribuindo para o resguardo do legado cultural. “Estamos em um processo de unir esforços para a perpetuação da memória suzanense, então diversas iniciativas estão sendo instauradas para despertar a consciência da população e capacitá-los para a prática”, finalizou o titular da Secretaria de Cultura.

Mais informações podem ser obtidas presencialmente no Casarão da Memória. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

GCM de Mogi prende foragido por tráfico e 6,9 kg de drogas

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes realizou uma nova apreensão de drogas durante patrulhamento…

21 horas ago

Fundo Social de Suzano lança ‘Campanha do Agasalho 2025’ nesta sexta-feira

O Fundo Social de Solidariedade de Suzano lançará a “Campanha do Agasalho 2025” nesta sexta-feira…

21 horas ago

SESI Mogi das Cruzes recebe o show da cantora Izzy Gordon nos dias 25 de abril

A cantora e compositora “Izzy Gordon” se apresenta no SESI Mogi das Cruzes na sexta-feira,…

21 horas ago

Itaquá reinaugura Horta Mandala no Parque Ecológico Mário do Canto para promover educação ambiental

A Prefeitura de Itaquaquecetuba reinaugurou, na terça-feira (15), a Horta Mandala da Escola Municipal Ambiental…

21 horas ago

‘Projeto SER’ promove reflexão sobre o papel da juventude na política pública

A Secretaria de Governo de Suzano realizou nesta terça-feira (22/04) mais uma edição do “Projeto…

21 horas ago

Prefeitura de Mogi instala altar em homenagem a São Benedito nesta quarta-feira (23/04)

Nesta quarta-feira (23/04), às 16 horas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza a cerimônia…

21 horas ago