Guararema

Cultura realiza duas edições do Papo Aberto Guararema para implantação da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai realizar novas edições do “Papo Aberto Guararema”, nos dias 3 e 4 de agosto, às 19 horas, na Estação Literária.

Desta vez, o fórum vai abordar a implantação da Lei Paulo Gustavo. Por meio da nova lei, o município vai receber R$ 280 mil em repasses que devem ser utilizados no fomento de atividades e produtos culturais, como forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19.

No dia 3, o público alvo será produtores, artistas, diretores e profissionais do setor audiovisual como cinema, videoarte e etc. Já no dia 4, será aberto para profissionais de todas as linguagens, como música, teatro, dança, entre outros.

No último dia 26, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC realizaram a primeira reunião do Grupo de Trabalho para implantação da Lei Complementar 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

O Grupo de Trabalho tem como objetivo promover um estudo e analisar a aplicação e implementação da lei, convocando a população de Guararema para participar deste processo, como preconiza a Lei Paulo Gustavo.

Foi neste encontro em que ficou definida a realização de duas edições da ação Papo Aberto. O Grupo de Trabalho para implantação da Lei Complementar 195/2022 também definiu a necessidade de reuniões com a Câmara Municipal – para onde serão encaminhadas leis que operacionalizam a destinação de renda – e com o setor administrativo da Prefeitura de Guararema. O intuito é dar mais celeridade ao andamento do processo referente ao tema.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guararema já realizou duas edições do programa Papo Aberto Guararema para debate de propostas e ideias do setor da Cultura e Turismo.

Na primeira edição, voltada ao setor da Cultura, participaram artistas, produtores, agentes culturais, gestores de espaços culturais, grupos coletivos de cultura e artes e artesãos. Já no segundo encontro, sobre Turismo, representantes de pousadas, hotéis, guias, monitores, atrativos turísticos, dentre outros agentes, integraram a roda de propostas e ideias para fortalecer o setor em Guararema.

Lei Paulo Gustavo

Por meio de repasses do Fundo Nacional de Cultura a Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a lei incentiva ações emergenciais à cultura, em especial ao setor audiovisual, demandadas pelas consequências do período pandêmico que impactou significativamente o setor.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Secretária de Mogi visita Suzano para conhecer políticas públicas voltadas às mulheres

Suzano deu mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no…

15 horas ago

‘Mega Dia das Mães’ deste ano promove renda cinco vez maior do que a edição passada

O ano de 2025 consolidou o “Mega Dia das Mães” como uma das principais atividades…

15 horas ago

Hapvida registra crescimento de receita, melhora da sinistralidade e geração robusta de caixa no 1T25

Destaques do 1T25 • Receita líquida cresce 7,3% com relação ao 1T24 e atinge R$…

15 horas ago

Condemat+ é contemplado nas 10 propostas selecionadas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) é contemplado na…

15 horas ago

Câmara vota amanhã (14) projeto de lei que declara de utilidade pública Instituto Cegonha

A Câmara de Suzano votará amanhã (14), na sessão ordinária, o projeto de lei que…

15 horas ago

Secretário de Esportes destaca parceria de vereadores durante audiência pública na Câmara de Suzano

O secretário de Esportes e Lazer Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, destacou a parceria dos…

15 horas ago