Divulgação
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai realizar novas edições do “Papo Aberto Guararema”, nos dias 3 e 4 de agosto, às 19 horas, na Estação Literária.
Desta vez, o fórum vai abordar a implantação da Lei Paulo Gustavo. Por meio da nova lei, o município vai receber R$ 280 mil em repasses que devem ser utilizados no fomento de atividades e produtos culturais, como forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19.
No dia 3, o público alvo será produtores, artistas, diretores e profissionais do setor audiovisual como cinema, videoarte e etc. Já no dia 4, será aberto para profissionais de todas as linguagens, como música, teatro, dança, entre outros.
No último dia 26, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC realizaram a primeira reunião do Grupo de Trabalho para implantação da Lei Complementar 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.
O Grupo de Trabalho tem como objetivo promover um estudo e analisar a aplicação e implementação da lei, convocando a população de Guararema para participar deste processo, como preconiza a Lei Paulo Gustavo.
Foi neste encontro em que ficou definida a realização de duas edições da ação Papo Aberto. O Grupo de Trabalho para implantação da Lei Complementar 195/2022 também definiu a necessidade de reuniões com a Câmara Municipal – para onde serão encaminhadas leis que operacionalizam a destinação de renda – e com o setor administrativo da Prefeitura de Guararema. O intuito é dar mais celeridade ao andamento do processo referente ao tema.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guararema já realizou duas edições do programa Papo Aberto Guararema para debate de propostas e ideias do setor da Cultura e Turismo.
Na primeira edição, voltada ao setor da Cultura, participaram artistas, produtores, agentes culturais, gestores de espaços culturais, grupos coletivos de cultura e artes e artesãos. Já no segundo encontro, sobre Turismo, representantes de pousadas, hotéis, guias, monitores, atrativos turísticos, dentre outros agentes, integraram a roda de propostas e ideias para fortalecer o setor em Guararema.
Lei Paulo Gustavo
Por meio de repasses do Fundo Nacional de Cultura a Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a lei incentiva ações emergenciais à cultura, em especial ao setor audiovisual, demandadas pelas consequências do período pandêmico que impactou significativamente o setor.
Suzano deu mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no…
O ano de 2025 consolidou o “Mega Dia das Mães” como uma das principais atividades…
Destaques do 1T25 • Receita líquida cresce 7,3% com relação ao 1T24 e atinge R$…
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) é contemplado na…
A Câmara de Suzano votará amanhã (14), na sessão ordinária, o projeto de lei que…
O secretário de Esportes e Lazer Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, destacou a parceria dos…