Nesta quinta-feira, 7, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate e as apaixonadas por este doce que querem usar desse ingrediente como uma fonte de renda ou para aprimorar técnicas já aplicadas estão aprendendo usá-lo corretamente. O curso foi oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Fundo Social, Sebrae e Senai. As aulas são gratuitas e irão se encerrar na próxima semana.
A professora do Sesi, Paula Turetti, explica que as alunas têm aula teórica – sobre e origem e processo do cacau – e prática, que é sobre a manipulação do chocolate, o ponto certo, mistura de tipos do ingrediente, além da formatação das cascas para bombons, trufas e doces finos, em geral. “Aqui nós oferecemos toda a base para que elas possam usar a criatividade para fazer doces a partir do chocolate”, disse.
As estudantes também recebem aula de empreendedorismo e de precificação – que é quando aprender a fazer a soma dos custos e lucro para chegar ao valor final de venda.
O curso está em andamento e será finalizado nos próximos dias. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, afirma que essa é uma grande oportunidade de empreendedorismo. “Buscamos sempre proporcionar cursos que possam ser colocados na prática e trazer uma renda e até uma profissão para os ferrazenses”, disse.