O curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) de Suzano debate o tema “Violência Intrafamiliar e Autoprovocada entre Crianças e Adolescentes” na 13ª aula online desta edição. O conteúdo exclusivo é apresentado pela psicóloga Magna Barboza Damasceno, que é coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS), da Secretaria Municipal de Saúde. O curso promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) conta com atualizações semanais, com novo vídeo toda terça-feira no canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).
Para finalizar o mês de maio, marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), as PLPs retomam o assunto da violência na infância e na adolescência. Desta vez, o tema é abordado sob o aspecto intrafamiliar e da violência autoprovocada.
Durante a aula, a psicóloga introduz o conceito de violência e apresenta o serviço RAPSVDS, que é a rede de referência para o acolhimento de vítimas. Desde 2009 a profissional realiza um intenso trabalho de análise da violência no território suzanense por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Magna é mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), sendo ainda especialista em gestão pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em Impactos da Violência na Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês. Além disso, a psicóloga ainda é vencedora do prêmio “Viva”, promovido pelo Instituto Avon em parceria com a Revista Marie Claire.
“O compromisso de trabalhar todas essas problemáticas da violência é da sociedade. Esse não é apenas o papel da Saúde ou da Educação, é toda comunidade que precisa refletir em conjunto sobre como construir e conviver em um mundo melhor com nossas crianças e adolescentes. Espero que as Promotoras Legais possam levar esse conhecimento às comunidades, às mães. É isso que nos empodera”, explicou.
A coordenadora do curso de PLPs, Sandra Lopes Nogueira, agradeceu a colaboração da psicóloga. “Recebemos mais uma grande profissional para abrilhantar nosso curso. De maneira voluntária, Magna compartilha seu rico conhecimento, alertando a todos sobre a questão da violência, que por vezes nos circunda silenciosamente”, disse.
A dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, também enalteceu a participação. “Suzano tem muita sorte de contar com exímios profissionais na área da Saúde. Saber reconhecer a situação de violência e onde buscar ajuda é o primeiro passo. Fico contente em conseguirmos abrir espaço para esse debate e levar a informação adiante. Não é um assunto fácil, mas precisa ser falado. Tenho certeza de que essa aula poderá ajudar muita gente”, reforçou.
Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano