Suzano

Curso de Promotoras Legais realiza programação especial no ‘Agosto Lilás’

A 10ª edição do curso de Promotoras Legais Populares de Suzano inicia nesta terça-feira (02/08) a programação especial do “Agosto Lilás”, em alusão ao 16º aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), comemorado no próximo domingo (07/08). Ao longo de cinco aulas, as participantes vão debater o tema da violência doméstica com profissionais especializados no assunto. O curso promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) conta com atualizações semanais, com novo vídeo toda terça-feira no canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Para a primeira aula da programação, com o tema “A Aplicação da Lei Maria da Penha”, a convidada especial é a advogada Laís Amaral Rezende de Andrade. A profissional tem vasta experiência na área de Família e Sucessões, tendo contribuições junto ao Instituto dos Advogados de São Paulo, à Comissão Nacional da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil e outros grupos e órgãos voltados à advocacia e à defesa dos direitos das mulheres.

Na oportunidade, a advogada apresenta um panorama geral da Lei Maria da Penha, sendo uma das legislações mais conhecidas do País, e destaca nuances ainda pouco difundidas. Entre elas está a possibilidade da aplicação da lei em relações homoafetivas entre mulheres e no ambiente familiar, entre pai e filha, por exemplo, desde que a vítima seja do sexo feminino.

De acordo com a coordenadora do curso, a diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira, o entendimento aprofundado da legislação é de grande importância para a formação das promotoras legais. “A Lei Maria da Penha, desde sua criação, é pauta na mídia, mas poucos sabem sobre seus reais mecanismos e aplicabilidade. Tal conhecimento é indispensável às promotoras, que devem saber identificar os tipos de violação abarcados pela legislação e assim auxiliar outras mulheres que vivem o ciclo da violência em casa”, explicou.

A dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, reforçou a urgência do assunto. “A rotina de violência é a triste realidade de milhares de mulheres que ainda não conseguiram se desvencilhar de seus agressores. Por isso, a temática precisa ser sempre debatida, não apenas em agosto, mas durante todo o ano. Por vezes, as vítimas sofrem silenciadas, então difundir a informação qualificada e oferecer os meios de denúncia é de grande importância para que essas mulheres se sintam acolhidas, empoderadas e estimuladas a denunciar”.

Além da aula sobre a aplicação da lei, as participantes do curso ainda poderão conferir neste mês aulas sobre a vida de Maria da Penha; a atuação da Patrulha Maria da Penha em Suzano; o trabalho da Delegacia da Mulher e da Sala Rosa; e o feminicídio, com uma pesquisa detalhada realizada pela Agência Patrícia Galvão.

 

Crédito das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Central de Segurança Integrada de Suzano ultrapassa 7 mil atendimentos em seis anos

A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que fica no subsolo do Paço…

10 horas ago

Câmara de Suzano sedia aulas de Direito para cerca de 100 alunos do Centro Universitário Piaget

A Câmara de Suzano sediou ontem (8) duas aulas do curso de Direito do Centro…

10 horas ago

Mães e filhos ganham cuidados especiais e diversão no Suzano Shopping

A programação especial do Suzano Shopping em celebração ao Dia das Mães continua neste fim…

10 horas ago

Mulheres aprendem técnicas de artes marciais para se defender de violência nas ruas e em casa

Como se livrar de um possível ataque na rua - como roubo, assalto e tentativa…

10 horas ago

Em Guararema, o Cartão de Estacionamento agora também pode ser emitido pelo aplicativo CDT

Em Guararema – e em todo o território nacional, pessoas idosas (acima de 60 anos)…

10 horas ago

Guararema lança Programa Literário “Desenrolando Histórias” para crianças do Berçário ao 5º ano

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta semana o…

10 horas ago