Foram abertas, nesta sexta-feira (19), as inscrições para o curso gratuito Carpinteiros do Futuro, cujo objetivo é profissionalizar jovens com idade a partir de 18 anos, moradores de Mogi das Cruzes e região, para que obtenham uma fonte de renda adicional ou uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho
O curso Carpinteiros do Futuro é uma realização da TM Silva e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do PROAC ICMS, com patrocínio da JSL e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, numa parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Fundo Social de Mogi das Cruzes.
São oferecidas, ao todo, 100 vagas, divididas em quatro turmas de 25 alunos, com carga horária de 128 horas. As aulas começarão no dia 19 de fevereiro e serão realizadas duas vezes por semana, com duração de três horas cada, no Crescer da Vila Natal.
O curso mescla conhecimentos teórico e prático com utilização das ferramentas e visitas guiadas por espaços de comercialização de matéria prima e produção de objetos finais em madeira.
A capacitação fornecerá aos jovens selecionados um panorama das artes visuais, em especial sobre o design e a arte contemporânea brasileira, com módulos que abordarão diversos aspectos do trabalho em carpintaria, tais como estética, funcionalidade, ergonomia, tipos de materiais, acabamento e interação com fornecedores, entre outros.
Todo o material será disponibilizado pelo projeto gratuitamente aos alunos, desde a madeira, elementos de fixação, EPIs e demais. Para a boa execução do projeto serão locadas ferramentas como furadeiras, torno de bancada, plainas, lixadeiras, serra de fita, bancada e todos os itens necessários.
Como resultado do processo formativo, será realizada uma exposição, com 20 dias de duração e em local de fácil acesso, apresentando 100 obras inéditas desenvolvidas pelos participantes do projeto. A exposição visa revelar novos talentos e apresentar o processo criativo/plástico dos alunos, assim como contribuir para a formação do repertório cultural. A entrada será gratuita.
Como participar
As inscrições devem ser feitas de forma online, por meio de um formulário online. A previsão é que a lista de selecionados seja divulgada no dia 17 de fevereiro, nas páginas do projeto no Facebook e Instagram.
O Crescer Vila Natal, onde as aulas serão ministradas, fica na rua Julio Fernando da Costa S/N – Vila Natal.