Mogi das Cruzes

DEAC é lançada e amplia a presença da Guarda Civil Municipal nas ruas de Mogi das Cruzes

A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis participaram, na manhã desta sexta-feira (05/09), do lançamento da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) da Guarda Civil Municipal. A medida, que já está em operação, permite que os guardas civis municipais trabalhem nos períodos de folga, sendo devidamente remunerados. A previsão é de um aumento de 20% a 25% no número de guardas municipais nas ruas de Mogi das Cruzes nesta primeira fase.

O lançamento aconteceu na rua Thuller, no Jardim Universo, uma das regiões que receberão a DEAC. O reforço no policiamento da Guarda Civil Municipal também será feito na Região Central e nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, além de outros pontos específicos, em casos de necessidade operacional. O trabalho é realizado com patrulhamento a pé e com viaturas para atuar em regiões estratégicas do município, ampliando a sensação de presença da Guarda Civil Municipal e de segurança para a população.

“É fundamental levar segurança para os bairros de Mogi das Cruzes. Com a DEAC, o trabalho da Guarda Civil Municipal será valorizado e fortalecido, com planejamento. Vamos ter nossos guardas civis andando, fazendo o patrulhamento, conversando com os comerciantes, ouvindo as pessoas para oferecer mais segurança aos mogianos”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.

A Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) possibilita que os guardas civis municipais trabalhem por 8 horas nos horários de folga, em um modelo semelhante à Atividade Delegada existente na Polícia Militar. A lei também estabelece limite de 10 diárias mensais para os guardas. O investimento da administração municipal será de cerca de R$ 240 mil.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes conta com 298 guardas civis municipais, que atuam no patrulhamento e no monitoramento da cidade, além dos grupamentos específicos da corporação.

“Com a implantação da DEAC, vamos intensificar o trabalho de policiamento nos bairros e na região central, realizando o trabalho preventivo de segurança e permitindo uma resposta mais eficiente e rápida para a população em situações de emergência, ampliando a sensação de segurança dos mogianos”, explicou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, Edson Santos, Felipe Lintz, Johnross Jones Lima, Eduardo Ota e Pedro Komura, além do tenente coronel Evandro Clementino Mendes, chefe do Estado Maior do CPAM/12, que representou a coronel Beatriz de Assis Basyos Morassi.

Investimentos

A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Desde o início do ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações e investimentos para fortalecer o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal na cidade. Entre as ações realizadas está a incorporação ao patrulhamento nas ruas de 64 novos guardas civis municipais, ocorrido em março. Para isso, a administração municipal investiu R$ 1,7 milhão para a compra de uniformes e coletes balísticos que são usados pelos profissionais.

Em agosto, foi lançado o aplicativo SOS Mulher Mogiana, uma plataforma é direcionada exclusivamente para que mulheres com medidas protetivas possam acionar socorro imediato em casos de urgência e beneficiará mais de 280 mulheres vitimas de violência. O SOS Mulher Mogiana funciona como uma ferramenta de emergência para mulheres que possuem medidas protetivas, permitindo que elas acionem rapidamente a Patrulha Maria da Penha e a Guarda Municipal.

Outro destaque é a reativação da base da Guarda Civil Municipal na praça Oswaldo Cruz, em abril. O local foi totalmente recuperado pela administração municipal e voltou a funcionar 24 horas por dia. Além do atendimento ao público, os guardas civis também atuam no monitoramento da região central. Uma viatura também está designada para o local, tornando o atendimento a ocorrências mais rápido e eficiente.

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Trump e o Brasil: o escrutínio americano sobre a eleição e a relação com Lula

Trump Brasil: A Casa Branca intensifica o olhar sobre a eleição brasileira, com a relação…

6 horas ago

Otimismo econômico cresce no brasil: Datafolha revela queda de pessimistas

Pesquisa Datafolha aponta melhora na percepção da economia brasileira, com queda significativa no número de…

7 horas ago

Eduardo Bolsonaro assiste a jogo do Brasil nos EUA e provoca Lula em meio a condenação e disputa familiar

Eduardo Bolsonaro, condenado e inelegível, assiste a jogo do Brasil em Miami, provoca Lula e…

7 horas ago

Michelle Bolsonaro revela atrito com Flávio por disputa política no Ceará

A disputa política no Ceará ganha novos contornos com Michelle Bolsonaro revelando atrito com Flávio…

9 horas ago

TSE inicia análise urgente de 28 ações de propaganda eleitoral negativa em plenário virtual

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia julgamento virtual de 28 ações sobre propaganda eleitoral negativa,…

10 horas ago

Arujá participa de debate na Unicamp sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O município de Arujá participou, no último dia 19 de junho, de uma roda de…

11 horas ago