A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por iniciativa da Defesa Civil, alerta toda população para o risco de aumento de temperaturas no período de 13 a 17 de setembro com baixa umidade do ar.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Alto Tietê passará por uma alta brusca da temperatura sem expectativas de chuva e com índice de umidade do ar abaixo do recomendado.
A cidade de Ferraz deve registrar no próximo dia 14 do corrente máxima de 37º C e 15% de umidade do ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para os seres humanos está entre 50 e 60%.
A Defesa Civil do município alerta toda população com alguns cuidados básicos para se proteger da elevação de temperatura:
- Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou dez copos de água de 200ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa;
- Evite exercícios físicos ao ar livre e em locais de muita poluição, especialmente das 11h às 17 horas;
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira em casa;
- Se possível, use umidificador de ar e bacia de água em casa;
- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam;
- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele;
- Use roupas leves;
- Usar boné, chapéu e óculos;
- Não faça queimadas e não descarte nada em local inapropriado e;
- Use máscaras, além de serem importantes aliadas na luta contra a Covi-19, elas também ajudam a controlar a inalação de fuligem.
O coordenador da Defesa Civil, Osvaldo Xisto, destaca que a equipe estará em alerta para possíveis ocorrências. “Pedimos que a população acompanhe atentamente as informações da Defesa Civil e que aumentem os cuidados com os idosos e crianças”, disse Xisto.
Para mais informações, a Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos atende pelo número 4676-1947.