A Defesa Civil de Itaquaquecetuba emitiu, na tarde desta sexta-feira (31), um alerta de chuva intensa no município que deve ocorrer da presente data até segunda (3). A previsão é de 200 mm de precipitação acumulada, volume acima do habitual para o período, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra, enxurradas e transbordamento de rios e córregos devido ao solo já encharcado por chuvas anteriores.
Diante do cenário de risco, a prefeitura montou um comitê de crise para monitorar a situação e agir de forma rápida em caso de emergência. Na tarde desta sexta, uma reunião foi realizada com a Defesa Civil, o Fundo Social e as secretarias de Governo, Segurança, Serviços Urbanos, Mobilidade, Habitação, Saúde e Desenvolvimento Social para alinhamento de equipes de plantão caso haja necessidade de atendimento e operações de apoio e socorro.
“Fizemos uma reunião importante para darmos o direcionamento necessário às áreas de atuação. Sabemos que o verão traz com ele chuvas intensas e por isso nos preparamos o ano inteiro, com canalização e desassoreamento de córregos, limpeza de ruas e bueiros e construção de muros de contenção”, destacou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
“Estamos atentos e mobilizados para garantir a segurança da população. Desejamos que a previsão mude e a chuva não seja tão severa como está prometendo. Entretanto, vamos manter nossas equipes a postos para atender qualquer eventualidade e pedimos aos moradores que fiquem atentos aos alertas oficiais”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
O coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, ressaltou a necessidade de cuidados extras e da atenção da população. “Recomendamos que todos fiquem em locais seguros, evitem atravessar áreas alagadas e comuniquem situações de risco pelo telefone 199. Nossa equipe está preparada para atuar rapidamente”, completou.