A Defesa Civil de Suzano deu início nesta quinta-feira (02/06) a uma capacitação para cem integrantes do Tiro de Guerra da cidade. O objetivo é preparar os atiradores para que possam prestar apoio em situações como alagamentos, incêndios, deslizamentos e outras ocorrências emergenciais. A atividade integra o Núcleo Comunitário de Proteção de Defesa Civil (Nupdec) e seguirá pelas próximas seis semanas.
Esta é a oitava turma a passar pela capacitação, mas a primeira para mais de 25 pessoas e a primeira em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que estava representada pela diretora Solange Wuo. A ação foi conduzida no Tiro de Guerra, localizado no Parque Santa Rosa, pelo diretor da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler, e pela coordenadora do Nupdec, Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos.
O curso, propriamente dito, vai fornecer aos atiradores a noção necessária para lidar com uma situação que pode se tornar perigosa e também possibilitar que se tornem agentes multiplicadores nos combates aos perigos em áreas vulneráveis “Quando acontece alguma adversidade, quem estará no local em um primeiro momento é a própria pessoa que mora ali. Então, ela deve ter uma noção de como agir e isso pode inspirar outros moradores. Há atiradores de todas as regiões de Suzano”, explicou Viviane.
Neste primeiro dia, os participantes tiveram uma aula a respeito das anomalias da construção civil, com o diretor da Defesa Civil. Nas próximas aulas, os atiradores vão receber orientação sobre incêndio, alagamentos, primeiros-socorros, animais peçonhentos, entre outros. “Cada atividade terá um tema diferente, das 6 às 8 horas. Os atiradores vão participar também de uma aula prática sobre APH (Atendimento Pré-Hositalar), para saber lidar com uma pessoa que está engasgando, por exemplo, com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, contou Wenzler.
No que diz respeito aos casos envolvendo fogo em mata, a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente vai contribuir com a capacitação. “É aí onde entra a parte da pasta, já que estamos no Mês do Meio Ambiente, que vai falar de queimadas e soltura de balão. A secretaria veio para nos ajudar a compor o nosso Nupdec, que é referência no Estado”, afirmou Wenzler.
As ações promovidas pela Defesa Civil ocorrem desde 2018 e apenas tiveram que ser paralisadas em razão do período mais crítico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano