Itaquaquecetuba

Descentralização da cultura marca atual gestão de Itaquá

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba deu passos importantes para o fomento da descentralização no acesso à cultura. Atividades desenvolvidas pela pasta e em parceria com entidades públicas e privadas, como o projeto Cultura Itinerante, Avenida Cultural e a abertura de editais, são marcos da atual gestão.

“Quando assumi a secretaria, sabia que seria um desafio, mas que precisava ser atendido à altura que a cidade merece. Uma cultura em movimento, democrática, que alcança a população com arte, dança, música, teatro e atividades que enaltecem a cultura do nosso município”, destacou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

A primeira edição da Avenida Cultural foi realizada em maio e, desde então, conta com a importante participação da população a cada nova edição. O objetivo é aproximar as famílias da arte e da cultura por meio do uso do espaço público. O evento ocorre uma vez por mês na avenida Vereador João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia.

Desde o ano passado, o projeto Cultura Itinerante desembarcou em diferentes bairros da cidade com o objetivo de levar cultura por meio de apresentações artísticas. As atividades alcançaram bairros como Quinta da Boa Vista, Vila Virgínia, Caiuby, Recanto Mônica, Piratininga, Centro, Vila São Carlos, Pedreira, Monte Belo, Louzada e Marengo.

Para além das ações, o setor também é valorizado com a abertura de chamamentos para editais, que são fundamentais para artistas independentes atuarem em parceria com a prefeitura. “Essas são algumas das tantas ações feitas em prol da cultura de Itaquá. Uma cidade tão rica culturalmente não poderia fazer menos. É gratificante ver como a arte encontra a população, seja na rua ou na secretaria”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Em maio, a pasta lançou o edital de chamamento de oficineiros que teve como público-alvo pessoas com habilidades em linguagens artísticas para ministrar oficinas livres no município. O edital credenciou Microempreendedores Individuais (MEIs) interessados em apresentar propostas a serem realizadas no formato presencial, em equipamentos da secretaria, ou online.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 mês ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 mês ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 mês ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 mês ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 mês ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 mês ago