Itaquaquecetuba

Educação de Itaquá é premiada pelo MEC por boas práticas em alfabetização

A Secretaria de Educação Itaquaquecetuba recebeu o prêmio Ouro do Selo Compromisso Nacional com a Alfabetização, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A cerimônia de entrega ocorreu na segunda-feira (10) em Brasília, no Distrito Federal.

Estiveram na premiação o ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito Eduardo Boigues, a primeira-dama Mila Boigues, a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, e o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.

“O resultado é de grande importância para Itaquá porque vem de encontro ao trabalho que estamos desenvolvendo com os estudantes. É direito da criança ter um ensino de qualidade e alfabetização garantida. Esse é o nosso compromisso. Os investimentos na educação não param”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa reconhecer gestões estaduais, municipais e distritais que implementam práticas de excelência voltadas à alfabetização com o objetivo de estimular a adoção de políticas públicas, programas inovadores e estratégias eficazes que contribuam para o cumprimento das metas nacionais.

A finalidade é garantir o direito à alfabetização de estudantes até o 2º ano do fundamental com foco na recuperação das aprendizagens no 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia da Covid-19. O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro, sendo a última concedida para os municípios que atingiram entre 85 e 100 pontos.

“Estamos felizes com o reconhecimento dos nossos esforços. Alcançamos 91 pontos e o resultado reflete a dedicação de todos os envolvidos na educação de nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo. A pasta participa do programa desde 2023 e, ao longo deste ano, realizou ações pertinentes aos 20 itens propostos.

Entre os princípios, destaca-se a promoção da equidade educacional, socioeconômica, étnico-racial e de gênero, a colaboração entre os entes federativos, além do fortalecimento nas formas de cooperação entre estado e município.

Também foi pontuada a melhora na infraestrutura física e pedagógica das escolas, oferta de materiais didáticos para estudantes e pedagógicos para professores, sistemas de avaliação da alfabetização e estratégias formativas.

“Podemos perceber o resultado da evolução no ensino em Itaquá pela sequência de premiações recebidas recentemente. Estamos alinhados em âmbito estadual e federal para trazer mecanismos de desenvolvimento para o município. As metas estão sendo alcançadas com dedicação e compromisso”, finalizou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.

 

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Espetáculo da Paixão de Cristo emociona e reúne 2 mil pessoas em Itaquá

Na noite de sexta-feira (18), aproximadamente 2 mil pessoas se emocionaram com a encenação da…

2 horas ago

Vereadores criticam serviço prestado pela empresa responsável pela limpeza urbana de Suzano

Durante a sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (16), os vereadores da Câmara de…

1 dia ago

Patteo Urupema Shopping recebe festival de criatividade com diversas atrações gratuitas

A partir desta segunda-feira e até o próximo domingo, de 21 a 27 de abril,…

2 dias ago

“Festival Arte e Amor” é a nova atração no Suzano Shopping

O “Festival Arte e Amor” chega ao Suzano Shopping para uma temporada com exposição de…

3 dias ago

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos

Os trabalhos de recuperação do gramado do estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram…

3 dias ago

Semae Mogi das Cruzes recebe grupo de alunos da rede municipal

O Semae Mogi das Cruzes recebeu, nesta quinta-feira (17/04), a visita de 21 alunos da…

3 dias ago