Nesta quinta-feira (2), começa a segunda edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, uma iniciativa das secretarias municipais de Educação das cidades que integram o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), para discutir os desafios e perspectivas impostos pelo pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental.
Os encontros serão às quintas-feiras do mês de setembro (2, 9, 16, 23 e 30), das 19h às 21h, de forma on-line e com a participação de nomes da educação no Brasil e no exterior. As sessões serão abertas ao público, mas voltadas especialmente aos educadores da região. Na primeira edição, em 2020, participaram cerca de 100 profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba. Este ano, a previsão é de que 1.074 professores, gestores da equipe técnica da rede municipal e subvencionadas acompanhem o evento.
No dia 30, último dia, o secretário de Educação de Itaquaquecetuba, Lucas Costa, e o diretor de departamento da secretaria, Eurico Fiame Rodrigues, participarão do debate. “Nossos alunos sofreram com a adaptação que teve de ser feita na parte pedagógica para o ensino remoto. Esse evento vai ser importante para traçar e discutir caminhos para enfrentar essa crise na educação causada pela pandemia. Acreditamos no fórum e acreditamos na necessidade de formação. Para Itaquá avançar, precisamos formar os nossos profissionais”, disse o secretário.
“A educação é nossa prioridade e com o retorno presencial, esse é o momento de fazer a recuperação da aprendizagem com cautela e segurança. Ter esse espaço para reflexão e troca de boas práticas vai agregar com certeza”, ressaltou o prefeito de Itaquá e vice-presidente do Condemat, Eduardo Boigues. As sessões poderão ser acompanhadas pelo canal Fórum Educação Alto Tietê no Youtube (www.youtube.com/c/forumeducacaoaltotiete).