Itaquaquecetuba

Educação de Itaquá recebe palestra sobre combate à desinformação nesta terça (24)

Nesta terça-feira (24), será realizada uma palestra sobre educação midiática para 400 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o tema “Contra as fake news, a educação”. O debate acontecerá na Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa, no Caiuby, às 20h, ministrado pela jornalista especialista em educomunicação, Gisleine Zarbiettis.

“A sociedade se transforma constantemente e a educação precisa acompanhar as mudanças pois é quem forma e prepara as pessoas para atuarem em novos meios de interação social. Há pouco tempo o ensino se tornou híbrido e precisou se adaptar a essa realidade que cada vez mais deve incorporar atividades que favoreçam o letramento digital e informacional”, ressaltou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

O objetivo da palestra é promover o senso crítico dos alunos, estimular atitudes reflexivas com base na proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba, além de capacitar os estudantes para combater a produção e disseminação de conteúdos falsos, as chamadas fake news. A ação percorrerá os sete polos educacionais da EJA.

“Convivemos com as informações vindas da internet diariamente, por isso é muito importante ter discernimento sobre o que é fato verídico e o que é fake news. Conscientizar a população é o caminho mais correto”, disse o prefeito Eduardo Boigues sobre a iniciativa.

A especialista Gisleine Zarbiettis, idealizadora do projeto Educom – Consciência que Transforma, explica que os pilares da educação midiática estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visam construir um conjunto de habilidades transversais para difundir hábitos de cidadania e incentivar o protagonismo estudantil no combate à desinformação.

“Neste momento de abundância da informação, precisamos preparar as gerações para combater o obscurantismo que se propaga com facilidade nos meios digitais. A Educação de Itaquá deu um passo muito importante para enfrentar um dos problemas que mais afetam a sociedade e comprometem a democracia, que são as fake news”, finalizou.

Foto: Divulgação

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Mercado Municipal de Suzano inicia atendimentos neste sábado com diversas opções gastronômicas

O Mercado Municipal de Suzano, situado entre as ruas Konoe Endo e Nove de Julho,…

4 horas ago

GCM de Itaquá localiza ‘apartamento bomba’ com 25,8 kg de drogas, 4.302 porções e uma pistola

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba fez uma grande apreensão na madrugada desta sexta-feira…

4 horas ago

Emenda do vereador Marcel da ONG garante atendimento veterinário gratuito em Suzano

Os atendimentos veterinários gratuitos em clínicas conveniadas de Suzano terão início na próxima terça-feira (21).…

4 horas ago

Agora é lei: Instalação de câmeras de monitoramento e alarmes em escolas se torna obrigatória em Suzano

A obrigatoriedade de instalação de câmeras de monitoramento, alarmes e outros dispositivos de segurança nas…

4 horas ago

Agora é lei: Suzano terá identificação para pessoas que tiveram AVC

Após publicação no Diário Oficial Eletrônico do Município ontem (16), entra em vigor a lei…

4 horas ago

Agora é lei: Dia do Motociclismo entra para o calendário oficial de Suzano

Foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município de ontem (16) a lei nº5.618, que…

4 horas ago