Nesta quarta-feira (21), as cidades da região somam 1.621 casos confirmados. Salesópolis teve a primeira confirmação da doença do ano. Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
Os dados divulgados pelo Governo Federal mostram que nesta quarta-feira (21) as cidades do Alto Tietê chegaram a 1.621 casos confirmados de dengue. O número é 3 vezes maior do que o registrado em todo o ano passado, quando foram confirmados 528 casos nos dez municípios.
Ainda de acordo com esse levantamento, Salesópolis registrou o primeiro caso de dengue do ano nesta quarta-feira (21). No ano passado, a cidade não teve nenhum caso confirmado da doença.
O levantamento de 2023 foi feito com base em dados divulgados pelas secretarias Municipais de Saúde das cidades do Condemat+. Agora, os números são atualizados diariamente e podem ser conferidos aqui.
Ainda segundo o Condemat+, o único óbito entre janeiro a dezembro de 2023 foi registrado em Poá. Neste ano, a região tem uma morte confirmada em Suzano.
Três das cinco cidades com maiores índices de incidência de casos de dengue na Grande SP são do Alto Tietê
Suzano e Guararema estão em estado de emergência por causa da dengue
As cidades de Guararema e Suzano já decretaram estado de emergência, enquanto outras avaliam a medida. Na região, Suzano contabiliza os maiores números de casos neste ano, com 705 confirmações.
Itaquaquecetuba é a segunda com o maior número de casos, com 302 confirmações. Na sequência, aparecem Mogi das Cruzes (184), Ferraz de Vasconcelos (129), Poá (93), Santa Isabel (85), Guararema (55), Arujá (43) e Biritiba Mirim (24).