A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes recebeu 27 novos professores nesta quinta-feira (02/06). Os novos profissionais participaram do Programa Integração: Transformar e Acolher, uma forma inovadora de receber os professores e diretores, que estão começando suas atividades na rede municipal de ensino. Com este novo grupo, ingressaram na rede municipal desde maio 90 novos profissionais.
A professora Samira Mara Oliveira, que irá atender uma turma de 2º ano do ensino fundamental no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, estava ansiosa para conhecer a escola. “Estou bem animada. Pretendo compreender mais como funciona o trabalho na prefeitura, conhecer minha turma e o pessoal da escola”, disse. Ela estará na escola nesta sexta-feira (03/06), onde terá a oportunidade de trocar informações com o profissional que estava em sala de aula.
Foram recebidos 77 professores e 13 diretores em quase um mês de programa. A secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, participou da integração e ressaltou a importância do acolhimento dos novos profissionais. “Pensamos com cuidado essa integração, embora o trabalho tenha o mesmo cunho, mas a linguagem é diferente para quem vem de outra rede ou está começando agora. Esse movimento foi uma conquista. É um programa inédito de integração que traz um panorama da rede e os diversos documentos norteadores do nosso trabalho”, disse.
O diferencial do programa acontece nas escolas, com o encontro entre os profissionais. Nesta quinta-feira (02/06), os novos professores participaram da integração com a CGRH e na sequência foram recebidos por técnicos do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que apresentaram a estrutura pedagógica da rede municipal. Para os novos diretores, a integração também conta com a apresentação das dimensões do trabalho do gestor pela equipe de Supervisão de Ensino e a entrega de um Protocolo de Transição com informações sobre a unidade escolar.