Em 11 anos, equipe de reabilitação já contabiliza mais de 215 mil suzanenses atendidos pelo equipamento público
A Unidade Municipal de Fisioterapia, administrada pela Secretaria de Saúde de Suzano, completa 11 anos de funcionamento neste mês com uma média mensal de 6 mil procedimentos realizados durante o ano de 2022. Ao longo de pouco mais de uma década, 645.135 intervenções foram executadas em 215.045 pacientes, assegurando de forma gratuita mais qualidade de vida e mobilidade para a população suzanense.
O espaço é voltado ao atendimento fisioterapêutico dos usuários do serviço, visando o fortalecimento das suas funções físicas e cognitivas, por meio de um trabalho especializado nas áreas de Neurologia, como os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), lesão medular, alterações no desenvolvimento, entre outros, além de tratamentos voltados à Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Respiratória e Cardiologia. Um dos objetivos, também, é o de promover a prevenção do acometimento de doenças, bem como a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência física para auxiliar em sua integração à sociedade.
Atualmente, a equipe é composta por sete fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional que prestam o serviço por meio dos agendamentos realizados pelo Setor de Regulação da Secretaria da Saúde de Suzano. O gerente da unidade, Luiz Antônio Fidalgo, explicou que com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os profissionais intensificaram os atendimentos no local, que chegam a somar mais de cem pacientes por semana. “Com a alta dos casos da Covid-19, a demanda também aumentou em cerca de 50%, mas conseguimos atuar de forma estratégica e mantendo a mesma qualidade e excelência nos serviços. O resultado disso é que zeramos a fila de espera para os procedimentos de acupuntura”, comemorou.
Outro dado positivo apresentado pela administração local corresponde ao índice de alta dos pacientes, que somente neste ano somam mais de 440 moradores reabilitados e em pleno desenvolvimento de suas potencialidades motoras. Para o titular da pasta, Pedro Ishi, a Unidade Municipal de Fisioterapia fortalece o atendimento integral e multidisciplinar oferecido na rede de saúde pública. “Os atendimentos fisioterapêuticos são essenciais para garantir o bem-estar dos suzanenses, pois é um trabalho que atua diretamente em melhorar a mobilidade, recuperar funções perdidas e aliviar dores. Uma pessoa sem incômodo é mais produtiva, dinâmica e alegre, e isso não tem preço. É uma realização pessoal e profissional para todos que integram a equipe”.
O secretário ainda reforçou a essencialidade do serviço durante a pandemia, que somou esforços junto aos demais setores da pasta para garantir mais qualidade de vida à população. “A fisioterapia se mostrou ainda mais indispensável durante o acolhimento e recuperação de pacientes que apresentaram sequelas da infecção. Este é um indicativo de que o sistema funciona e está disponível para quem mais precisa”.
O serviço está localizado no número 73 da rua Abdo Rachid, na região central de Suzano. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30, mediante agendamento prévio. Informações sobre os atendimentos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4749-3964.