Para garantir o compromisso da educação infantil com qualidade ainda na primeira infância, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Geraldo da Silva, no Jardim Temporim, tem desenvolvido novas práticas e experiências na rotina pedagógica aos alunos da modalidade Infantil II. Professores e auxiliares receberam formações específicas para aplicar o conteúdo.
Aos quatro anos de idade, as crianças já participam de atividades lúdicas que promovem uma experiência diferente a cada exercício. Na “Palavra Cantada”, por exemplo, os alunos aprendem novas palavras e vivências por meio de músicas infantis com linguagens artísticas. Já no “Natureza que Educa” é desenvolvido brincadeiras ao ar livre para que os pequenos explorem elementos da natureza e façam suas descobertas, além da tradicional contação de histórias.
De acordo com a Secretaria de Educação, o diferencial desse trabalho é ofertar as formações para que os projetos sejam aplicados em sala de aula de acordo com a modalidade escolar, respeitando a idade e o progresso de cada aluno.
As crianças são protagonistas das atividades. Por meio de ações que despertam percepções sensoriais, como paladar, tato e audição, o desenvolvimento da comunicação, oralidade e até da autoestima são estimulados de maneira natural. Cada rotina de recreação possui um tempo específico, cerca de uma hora em cada projeto.
A diretora da unidade, Carla Patrícia Alves, busca aumentar as oportunidades pedagógicas para que as crianças vivam todas essas experiências de forma completa. “A visão da criança é importante, eles são os protagonistas, eles investigam. São propostas planejadas com intencionalidade e ampliam o conhecimento e repertório nessa fase de quatro anos que é tão importante para o desenvolvimento”, afirma.