Governo do Estado de São Paulo

Empresa paulista desenvolve autoteste que detecta todas as variantes do SARS-CoV-2

Biolinker – uma startup de biotecnologia incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) – desenvolveu um novo autoteste rápido para detecção do vírus SARS-CoV-2. Os insumos utilizados no exame, totalmente elaborados pela startup com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), serão disponibilizados a empresas parceiras para a montagem e distribuição dos kits de testes rápidos para a doença.

De acordo com Mona das Neves Oliveira, pesquisadora responsável pelo projeto, uma das vantagens do teste rápido é que ele pode ser feito em casa e o resultado sai em apenas 15 minutos, além de ter sensibilidade para todas as variantes do vírus.

“A tecnologia que utilizamos permite detectar partes do vírus que não sofrem mutação e mostrou alta sensibilidade para todas as variantes, incluindo a ômicron”, explica.

A empresa já havia desenvolvido, em parceria com o pesquisador Frank Crespilho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP) – também com apoio do PIPE-FAPESP –, um teste sorológico, que detecta anticorpos e é realizado em laboratório (leia mais em https://agencia.fapesp.br/35036/).

Na última onda da pandemia, porém, os centros de diagnóstico manifestaram a necessidade urgente de acesso a testes rápidos, que estavam em falta em todo o país. A Biolinker então passou a desenvolver o teste rápido como prioridade.

“Embora as pesquisas sobre o teste sorológico já estivessem mais adiantadas, mudamos nosso foco para o teste rápido porque os recursos são limitados e já havia clientes interessados”, conta Oliveira. “Produzimos as biomoléculas e avaliamos os fornecedores nacionais, fizemos os ensaios e já terminamos o desenvolvimento tecnológico do autoteste rápido para detecção do antígeno da COVID-19”, afirma.

Com a alta demanda por testes para a doença no Brasil, a Biolinker recebeu, em fevereiro, auxílio de um investidor-anjo que permitirá expandir consideravelmente sua planta de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA), a fim de aumentar a escala de produção e atender o mercado com o teste rápido e outros produtos.

“Foi tudo muito rápido. Graças ao desenvolvimento anterior e ao apoio da FAPESP e da USP, em uma verdadeira força-tarefa de empresas nacionais de biotecnologia. Agora estamos na fase de validação dos resultados, com um pedido na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], enquanto fechamos os contratos com as parcerias para produção e concluímos as certificações necessárias da nova planta de IFA”, diz.

O teste sorológico, porém, não foi abandonado. Segundo a pesquisadora, ele também será importante para ajudar a aprimorar a triagem de pacientes com COVID-19 e realizar o controle epidemiológico da doença no Brasil.

“O teste sorológico detecta anticorpos circulantes IgG e, portanto, não mostra se o paciente está com o vírus, mas apenas se ele teve contato com base na resposta imunológica. Assim, especialmente entre os vacinados, a pessoa pode ter o anticorpo, mas não estar replicando o vírus. Isso não permite saber quem está transmitindo o vírus – que é fundamental para evitar uma nova onda”, afirma.

Por outro lado, monitorar a sorologia é um importante requisito epidemiológico porque permite avaliar o nível de proteção contra o vírus. Isso se tornará cada vez mais fundamental à medida que avança a vacinação em massa, sublinha Oliveira.

“Por isso, à medida que novos recursos chegarem, vamos transformar o teste sorológico em produto também, como uma segunda opção para os clientes”, antecipa.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Com 30% do projeto executado, obra do Corredor Nordeste está parada para revisão de contrato, diz Prefeitura de Mogi

As obras do Corredor Nordeste, em Mogi das Cruzes, estão paradas desde a troca de…

10 horas ago

Secretaria de Segurança de Mogi discute ajuste de conduta para combater desrespeito à Lei do Silêncio e outras denúncias

O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, e a secretária-adjunta da pasta, Thais Nascimento, se…

10 horas ago

Voluntários da Igreja Betel realizam mutirão de zeladoria com apoio da Prefeitura de Poá

Um grupo de voluntários da Igreja Betel se reuniu para participar de uma ação voluntária…

10 horas ago

Saúde garante mais de 3,2 mil atendimentos por telemedicina em um ano

A Secretaria Municipal de Saúde celebra nesta quarta-feira (15/01) o fechamento do primeiro ano de…

10 horas ago

Meio Ambiente divulga cartilha com orientações sobre coleta seletiva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira (15/01) uma cartilha do “Programa Prefeitura…

10 horas ago

Transporte realiza vistoria nos veículos escolares que atendem 20 mil crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana está realizando, ao longo deste mês de…

10 horas ago