Divulgação
A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), promoveu no último sábado (07/05) a palestra “Acolhimento e Intervenção em Situações de Risco”, ministrada pelo major Diógenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros de São Paulo. O encontro intersetorial constitui a nova política municipal de prevenção ao suicídio, a partir de reuniões mensais com agentes interlocutores do município, a fim de uma articulação em rede.
Na oportunidade, cerca de 70 pessoas compareceram à palestra no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, na região central da cidade. Os participantes puderem conhecer os principais fatores de risco ao suicídio e saber como agir em cada situação. O palestrante compartilhou o conhecimento adquirido em mais de 18 anos de experiência na Escola Superior de Bombeiros. O major também é diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps) e idealizador da prática e do curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio.
Além disso, Munhoz ainda é autor de livro homônimo, lançado em 2018, autor de seis artigos científicos referentes ao tema da Suicidologia e coautor dos livros “Atendimento Pré-Hospitalar – APH” (2014), “Psiquiatria Estudos Fundamentais” (2018) e “APH no Trauma” (2019).
A palestra especial foi prestigiada por representantes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, de Educação e de Esportes e Lazer, além de demais membros da sociedade. De acordo com a coordenadora da Raps, Dulce Ramos, a iniciativa faz parte da nova política municipal de prevenção ao suicídio, que visa trabalhar o tema com a comunidade durante todo o ano, não somente no mês de setembro, quando a pauta é intensificada por meio da campanha “Setembro Amarelo”.
“Nosso objetivo é formar uma rede intersetorial para disseminar a informação sobre a prevenção ao suicídio para agentes que realmente possam intervir. Esses interlocutores participam de encontros mensais, toda última quarta-feira do mês, para debater o assunto e outros temas secundários que permeiam o suicídio”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, também reforçou a importância do trabalho: “Nossa proposta é uma ação duradoura. O suicídio existe e precisamos falar sobre isso. Somente a partir do diálogo vamos conseguir tirar esse tabu e atuar na prevenção de maneira efetiva. Todos nós conhecemos um amigo, um parente ou um colega de trabalho que apresenta sintomas de sofrimento. Saber identificar esses alertas é um passo fundamental”.
Já o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior, também prestigiou a ação e destacou o papel da sociedade. “Enquanto servidores, temos uma missão importante. Trabalhamos com jovens e com o público da melhor idade que, por vezes, compartilham de sentimentos de solidão. Saber abordar com uma palavra amiga e mostrar que ninguém está sozinho pode salvar vidas”, disse.
Entre os debates levantados, o grupo já discutiu assuntos como autolesão e automutilação e saúde mental da pessoa idosa. Neste mês, o tema será a prevenção do suicídio com crianças e adolescentes. Os encontros costumam ser ministrados no campus da Faculdade Piaget pela enfermeira Isabele Trindade, membro da Raps e pós-graduada em suicidologia. Mais informações sobre o grupo intersetorial podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745 2094 ou pelo e-mail rapssuzano@yahoo.com.br.
Luta
A programação especial do Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro) em alusão à Luta Antimanicomial apresenta nesta terça-feira (10/05), às 10 horas, o documentário “Estamira”, que aborda a vida de Estamira Gomes de Sousa, uma senhora com distúrbios mentais que vivia em um lixão no Rio de Janeiro. A obra é uma produção de José Padilha, diretor de “Tropa de Elite” e outros sucessos nacionais.
A programação elaborada em parceria com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Devir, voltado a pacientes egressos de internação psiquiátrica, contempla debates com o grupo após a exibição do filme. Ainda neste mês, o público poderá conferir gratuitamente os filmes “Toc Toc” (17/05), “Garota, Interrompida” (24/05) e “O Holocausto Brasileiro” (31/05), sempre às 10 horas.
Com o objetivo de intensificar as atividades de acolhimento aos pacientes, o Hospital Santana, da…
O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, participou no sábado (26) da inauguração…
No mês de conscientização sobre o autismo, com o movimento Abril Azul, o Imot, de…
Os contribuintes de Itaquaquecetuba que possuem impostos, taxas, multas e outros débitos em atraso têm…
O Suzano Skate Park, localizado no interior do Parque Municipal Max Feffer, foi o centro…
O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, tomou posse nesta segunda-feira (28/04), no Paço Municipal Prefeito…