Alto Tietê

Enem 2024: Aluno Mogiano de escola pública que tirou 980 na redação sonha em cursar medicina

O mogiano Caio Albuquerque, de 19 anos, usou métodos – como a pesquisa por sinônimos e a leitura de notícias – para tirar quase nota máxima na redação. Agora, ele tentará uma vaga em uma faculdade de medicina. Caio Albuquerque sonha em cursar medicina

Com uma nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o mogiano Caio Albuquerque, 19 anos, se vê mais perto da realização de um sonho, que é cursar medicina. Aluno de escola pública, ele se prepara para a prova desde o 1º ano do ensino médio, além de ter feito também um cursinho preparatório gratuito.
“Eu não sabia muito bem desenvolver uma redação, mas eu tinha uma noção básica de escrita. Aí uma professora minha do primeiro ano, a Judite, viu esse potencial que eu tinha e foi me dando alguns toques, me dando aulas de como aprimorar minha escrita e, assim, a minha redação foi melhorando junto”, relembra.

No 2º ano do ensino médio, Caio, que se formou no ano passado na Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg, já tinha uma base mais sólida para escrever as redações. Foi, então, no 3º ano que ele se inscreveu para o cursinho pré-vestibular Mogiano, oferecido gratuitamente pelo Crescer, da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
“Lá eu deslanchei, porque tinha uma professora de redação, a Dani, e ela abriu meus olhos completamente sobre a redação. Eu me apegava muito, como se fosse uma receita de bolo, só que não é uma coisa só que você pode colocar na redação. Têm várias outras etapas e eu vi que podia seguir por esse caminho. E deu certo”, comemora o estudante.
No ano passado, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Como dica para quem vai fazer as próximas edições do Enem, Caio ressalta a importância de um vocabulário mais amplo. Para que pudesse aprimorar esse quesito, ele escrevia redações e as relia. Ao identificar muitas palavras repetidas, buscava por sinônimos para elas. E foi assim que ele conseguiu enriquecer o vocabulário.
Para conseguir argumentar sobre os mais variados temas, Caio buscou ampliar o repertório lendo notícias, sempre atento ao que estava acontecendo no mundo. Além disso, escrevia semanalmente para que a professora pudesse corrigir cada um dos textos.
“A língua portuguesa é vasta, tem vários significados e eu acho que é válido para quem está começando, começar por aí: procure sinônimos, aumente seu repertório e escrita. Leia o que você pode ler: se pode ler uma coluna, leia. Se pode ler redação, leia. Eu lia muitas redações nota mil para ver o que eu podia agregar na minha”.
Agora, com a nota que conquistou, Caio pretende tentar uma vaga para estudar medicina, curso com o qual ele sonha desde os 12 anos de idade.

Redação on-line

Recent Posts

Patteo Urupema Shopping recebe festival de criatividade com diversas atrações gratuitas

A partir desta segunda-feira e até o próximo domingo, de 21 a 27 de abril,…

13 horas ago

“Festival Arte e Amor” é a nova atração no Suzano Shopping

O “Festival Arte e Amor” chega ao Suzano Shopping para uma temporada com exposição de…

2 dias ago

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos

Os trabalhos de recuperação do gramado do estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram…

2 dias ago

Semae Mogi das Cruzes recebe grupo de alunos da rede municipal

O Semae Mogi das Cruzes recebeu, nesta quinta-feira (17/04), a visita de 21 alunos da…

2 dias ago

Mogi das Cruzes recebe investimento para 285 novas moradias

O Governo de São Paulo anunciou nesta semana, por meio do Programa Casa Paulista, um…

2 dias ago

Prefeitura discute revitalização do centro com comerciantes e empreendedores de rua

A prefeita Mara Bertaiolli, juntamente com o vice Téo Cusatis, recebeu na manhã desta quinta-feira…

2 dias ago