Guararema

Equipe da Rede Municipal de Ensino de Guararema é finalista no XXIII Prêmio Arte na Escola Cidadã

Pela primeira vez uma equipe da Rede Municipal de Ensino de Guararema foi finalista no XXIII Prêmio Arte na Escola Cidadã. Com mais de mil trabalhos inscritos de todo o Brasil, a professora Michele Ferreira de Carvalho Augusto, autora do projeto, com o apoio da professora Elaine Soares Oliveira e da diretora Vanessa Cristina Teodolino, da Escola Municipal Nossa Senhora da Escada, ficou entre as cinco finalistas na categoria Professores de Educação Infantil.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores de arte, e tem a missão de incentivar esses professores, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar alunos, cidadãos e comunidades.

A Escola Nossa Senhora da Escada apresentou o projeto “Cerejeiras: criando laços e conhecendo as raízes”, com o objetivo de conhecer a origem do local onde moram, estabelecer laços e vínculos com os moradores da comunidade em que estão inseridos e que movimentam a economia local, ampliar o repertório artístico para a produção e reprodução de flores por meio de recursos diferenciados, conhecer diferentes culturas e ampliar o repertório linguístico, conhecendo alguns termos em japonês.

O projeto surgiu da necessidade de mostrar aos alunos a origem do bairro e de seu nome “Cerejeira”, localidade com forte presença da cultura japonesa e famosa pelas estufas e cultivo de orquídeas.

Os alunos puderam conhecer a Kaikan, uma associação que tem por finalidade reunir os descendentes e suas famílias para promover, em conjunto, as atividades sociais, esportivas e culturais do seu país, quando puderam conhecer as árvores Cerejeiras que ficam no local, conhecidas no Japão como “Sakura’, além de participarem de uma confecção coletiva da árvore Cerejeira, utilizando pincéis estilo japonês.

Os alunos ainda receberam uma muda da árvore Cerejeira, que foi plantada na entrada da escola, para que os estudantes, funcionários e famílias possam sempre se lembrar de suas origens.

A Secretaria Municipal de Educação parabenizou a Escola Municipal Nossa Senhora da Escola pela excelente participação no Prêmio Arte na Escola Cidadã, o maior prêmio de arte-educação do Brasil, uma vez que valorizou a cultura local, a origem da comunidade, despertando nos estudantes o sentimento de pertencimento, bem como o interesse e o amor pela arte.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 mês ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 mês ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 mês ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 mês ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 mês ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 mês ago