Ferraz de Vasconcelos

Escolas municipais promovem aulas de desenvolvimento socioemocional em Ferraz

Com o objetivo de oferecer apoio emocional aos estudantes e prepará-los para o futuro profissional, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos está promovendo o Programa de Desenvolvimento Socioemocional aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. A ação é uma parceria com a Ong Gerando Falcões.

As aulas são dinâmicas e trabalham as emoções dos alunos que ficaram afastados das salas de aula durante a pandemia de Covid-19, com disciplinas que promovem confiança, autoconhecimento, mentalidade construtiva, inteligência emocional, amor próprio, metas pessoais, entre outros. Nesse momento, as escolas Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio, e a Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, no Parque São Francisco, deram início ao programa, mas a meta é que o projeto se estenda em outras unidades municipais.

 “Com o retorno presencial percebemos que o fator socioemocional dos nossos alunos ficaram afetados, por isso decidimos trabalhar essa questão de lidar com o relacionamento interpessoal e, principalmente, cuidar da saúde mental. A referência do ambiente escolar é muito importante na vida do adolescente. Além disso, no próximo ano eles vão para o ensino médio, e o apoio emocional nessa fase de transição ajuda muito”, destaca a titular da pasta, Paula Trevizolli.

Cada semana os estudantes desenvolvem uma competência emocional e reconhecem essas sensações. A proposta é que cada aluno construa um plano de vida e apresente o projeto, com isso, o Gerando Falcões auxiliará na concretização desses sonhos.

O programa é dividido em duas etapas. Na primeira fase os professores realizam as aulas e oferecem o suporte necessário, com atividades e dinâmicas de identificação pessoal. Já na próxima etapa, os alunos apresentarão o plano de vida com o apoio do Gerando Falcões para direcioná-los a cursos e oportunidades de trabalho.

Aluna do 9º ano na Emeb Baxmann, Thainá Isabel, 14 anos, conta que sua experiência está sendo muito interessante para ajudar nas escolhas do futuro. “Quero fazer o vestibular em História e as aulas contribuem muito meu emocional e aprimora minha comunicação com as pessoas”.

Além disso, a Educação continua em busca de ações voltadas a ansiedade e violência durante o ano letivo.

Para participar, é necessário a autorização dos pais. As escolas prepararam uma aula especial aos responsáveis para destacar a importância do conteúdo nessa mudança de fase entre a infância e a adolescência.

A Secretaria de Educação está com vagas abertas para os professores que desejam ministrar as aulas do programa. Os interessados devem atuar na rede municipal e podem entrar em contato direto com sua unidade escolar.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Espetáculo da Paixão de Cristo emociona e reúne 2 mil pessoas em Itaquá

Na noite de sexta-feira (18), aproximadamente 2 mil pessoas se emocionaram com a encenação da…

1 dia ago

Vereadores criticam serviço prestado pela empresa responsável pela limpeza urbana de Suzano

Durante a sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (16), os vereadores da Câmara de…

2 dias ago

Patteo Urupema Shopping recebe festival de criatividade com diversas atrações gratuitas

A partir desta segunda-feira e até o próximo domingo, de 21 a 27 de abril,…

3 dias ago

“Festival Arte e Amor” é a nova atração no Suzano Shopping

O “Festival Arte e Amor” chega ao Suzano Shopping para uma temporada com exposição de…

4 dias ago

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos

Os trabalhos de recuperação do gramado do estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram…

4 dias ago

Semae Mogi das Cruzes recebe grupo de alunos da rede municipal

O Semae Mogi das Cruzes recebeu, nesta quinta-feira (17/04), a visita de 21 alunos da…

4 dias ago