Com o objetivo de oferecer apoio emocional aos estudantes e prepará-los para o futuro profissional, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos está promovendo o Programa de Desenvolvimento Socioemocional aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. A ação é uma parceria com a Ong Gerando Falcões.
As aulas são dinâmicas e trabalham as emoções dos alunos que ficaram afastados das salas de aula durante a pandemia de Covid-19, com disciplinas que promovem confiança, autoconhecimento, mentalidade construtiva, inteligência emocional, amor próprio, metas pessoais, entre outros. Nesse momento, as escolas Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio, e a Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, no Parque São Francisco, deram início ao programa, mas a meta é que o projeto se estenda em outras unidades municipais.
“Com o retorno presencial percebemos que o fator socioemocional dos nossos alunos ficaram afetados, por isso decidimos trabalhar essa questão de lidar com o relacionamento interpessoal e, principalmente, cuidar da saúde mental. A referência do ambiente escolar é muito importante na vida do adolescente. Além disso, no próximo ano eles vão para o ensino médio, e o apoio emocional nessa fase de transição ajuda muito”, destaca a titular da pasta, Paula Trevizolli.
Cada semana os estudantes desenvolvem uma competência emocional e reconhecem essas sensações. A proposta é que cada aluno construa um plano de vida e apresente o projeto, com isso, o Gerando Falcões auxiliará na concretização desses sonhos.
O programa é dividido em duas etapas. Na primeira fase os professores realizam as aulas e oferecem o suporte necessário, com atividades e dinâmicas de identificação pessoal. Já na próxima etapa, os alunos apresentarão o plano de vida com o apoio do Gerando Falcões para direcioná-los a cursos e oportunidades de trabalho.
Aluna do 9º ano na Emeb Baxmann, Thainá Isabel, 14 anos, conta que sua experiência está sendo muito interessante para ajudar nas escolhas do futuro. “Quero fazer o vestibular em História e as aulas contribuem muito meu emocional e aprimora minha comunicação com as pessoas”.
Além disso, a Educação continua em busca de ações voltadas a ansiedade e violência durante o ano letivo.
Para participar, é necessário a autorização dos pais. As escolas prepararam uma aula especial aos responsáveis para destacar a importância do conteúdo nessa mudança de fase entre a infância e a adolescência.
A Secretaria de Educação está com vagas abertas para os professores que desejam ministrar as aulas do programa. Os interessados devem atuar na rede municipal e podem entrar em contato direto com sua unidade escolar.
O União Suzano (Usac) e o Aster Itaquá, ambos representando a região do Alto Tietê, entraram…
O Procon de Itaquaquecetuba, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), está realizando…
O torcedor presente na tarde desta sexta-feira (10/01) no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o…
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inicia neste final de…
Com o objetivo de orientar os motoristas que saem de férias, a Secretaria de Transporte…
Suzano dará início, na próxima segunda-feira (13/01), a um trabalho específico voltado ao controle de…