Domingo, Outubro 20, 2024
18.4 C
São Paulo
Domingo, 20 Outubro ,2024

Estudantes do Cempre do Botujuru criam obras de arte com reciclagem

- Continua depois da publicidade -

Bailarinas, carros, trator, flor e outras peças foram criadas por estudantes e educadores do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, na manhã desta terça-feira (28/09) no primeiro dia de oficinas do projeto Reciclarte, realizado pela Casa de Conteúdo com apoio da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. A atividade no ateliê dos artistas Lúcio e Rodrigo Bittencourt, localizado no mesmo bairro, é a primeira etapa da iniciativa, baseada na importância da arte, da reciclagem de materiais e do empreendedorismo por meio da criação de peças com sucata.

Os estudantes do 5º ano do ensino fundamental do Cempre do Botujuru foram divididos em quatro turmas. “Achei muito legal mesmo conhecer uma pessoa famosa, como o Lúcio Bittencourt e ainda fazer seu próprio trabalho para levar para casa”, disse Lucas Muniz Marques, de 11 anos, que já havia visitado o ateliê quando era aluno da EM Profª Ana Maria Barbosa Garcia, que fica no bairro.

Os artistas mogianos recebem os alunos em seu ateliê há mais de 20 anos e são responsáveis por mais de 20 monumentos instalados em diversas cidades do Estado de São Paulo. “As crianças ficam encantadas em estar ali no ateliê com a mão na massa fazendo uma obra de arte. O fato de entenderem que um material que iria deteriorar a natureza pode ser transformado é fundamental”, disse Rodrigo Bittencourt.

O projeto é baseado no tripé arte, reciclagem e educação. “Eles mostram aqui no ateliê que a arte também pode ter uma função utilitária e outra muito ligada ao empreendedorismo, que também pode ser feito por meio da arte”, disse a jornalista Sylvia Jardim, diretora da Casa de Conteúdo e idealizadora do Reciclarte. Além da sucata, os estudantes customizaram CDs usados.

A avaliação da equipe da escola foi positiva. “Eles ficaram tanto tempo em casa e esse retorno está sendo muito importante. Proporcionar para as crianças esse momento está sendo muito significativo, você vê o brilho no olhar de cada criança”, observou a vice-diretora Renata Andrade.

O Reciclarte acontecerá nos dias 29 de setembro e 06, 07, 13 e 14 de outubro. Na segunda etapa, as criações serão finalizadas na escola e preparadas para uma miniexposição, no dia 23 de outubro. O projeto é realizado por meio do Proac ICMS, apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo com patrocínio da empresa Coca-Cola FEMSA.

InícioAlto TietêMogi das CruzesEstudantes do Cempre do Botujuru criam obras de arte com reciclagem
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?