A Secretaria de Educação de Suzano proporcionou aos estudantes da rede municipal de ensino, no período 2017-2024, eventos e projetos inovadores que ampliaram o acesso ao conhecimento na prática, com novas experiências viabilizadas por meio de parcerias com empresas. Neste contexto, podem ser elencados, entre outros, os projetos “Boa Energia nas Escolas”, desenvolvido com a companhia do setor elétrico EDP; “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, executado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); “Escritor para o Futuro”, realizado com a empresa ICL América do Sul; e “Futebol de Rua pela Educação”, patrocinado pela Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS). Mas o grande presente para os estudantes foi a realização do EducaShow, que fez parte da programação de aniversário da cidade nos anos de 2023 e 2024.
Este se tornou o grande evento organizado pela Educação na gestão, já que mobilizou todos os quase 28 mil alunos da rede municipal nos dois últimos anos. A atividade trouxe muitas atrações para estudantes e todos que apreciam o universo da literatura e da tecnologia aplicada ao ensino. Em 2023, a estrutura montada logo na entrada do Parque Max Feffer, no Jardim Imperador, foi separada por espaços temáticos, de forma a contemplar as diferentes atividades que foram oferecidas aos visitantes, incluindo o “Espaço Consumo Consciente”, o estande “Cultura Digital e Robótica”, o “Espaço Criança”, o “Planetário” e um auditório que recebeu grandes nomes da Educação, como Cesar Callegari. Um voucher foi disponibilizado aos pequenos para que pudessem ser trocados por livros.
Em 2024, sob a temática do circo, os alunos ainda tiveram à disposição oficina de bolhas de sabão e brinquedos infláveis, além de cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas e tobogãs. Espaços temáticos foram pensados especificamente para o aprendizado e abordaram diferentes propostas, como o desperdício de energia elétrica, com as orientações compartilhadas pela concessionária EDP São Paulo, e tecnologia, com a plataforma Matific, que incentivou os ensinos matemáticos por meio de jogos on-line. Ainda houve atividades de conscientização em relação à prevenção contra a dengue.
Projetos
O projeto “Boa Energia nas Escolas” teve o objetivo de difundir atividades educativas que buscassem promover a conscientização da comunidade escolar para o uso eficiente e seguro da energia elétrica, de forma a gerar mudanças nos hábitos de consumo. Com suporte da Pense Eco, empresa especializada em Consultoria, Eficiência Energética e Processos Ecossustentáveis, a serviço da EDP São Paulo, foram trabalhados com os alunos conteúdos relacionados aos conceitos de geração, transmissão, distribuição e caminhos que a eletricidade percorre até chegar em residências, escolas, comércio e indústrias. A iniciativa contou com a realização da “Gincana Cultural Xô Desperdício!”, destinada às unidades participantes, para promover a conscientização da comunidade escolar e engajamento das pessoas, além de premiar as escolas que obtiveram os melhores resultados.
A iniciativa que abriu caminho para os “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” se propôs a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores com os alunos. O empreendedorismo foi introduzido nas unidades de ensino fundamental, passando por capacitação com os professores e abordagem com os estudantes, que ao fim do ano letivo tiveram oportunidade de organizar feiras, como a que foi realizada em 2024, mobilizando 2 mil estudantes. Nas quatro edições, as lições aprendidas em sala de aula deram a condição aos alunos de aprenderem noções sobre a comercialização de diferentes produtos, como sorvete, geladinho e aluguel de brinquedos, além das ervas aromáticas, temperos e brinquedos recicláveis.
Já o “Escritor para o Futuro” teve objetivo de trabalhar temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da escrita e do desenho, sobre histórias que representassem a ideia escolhida em conjunto. Esta ferramenta propiciou aos professores a oportunidade de enviar o texto e as ilustrações para a plataforma do “Escritor Para o Futuro”, que realiza a diagramação e a publicação do livro. Nesta prática, cada turma se responsabiliza por uma obra e cada aluno ganha uma cópia do material que escreveu. A escola também recebe um exemplar de cada turma para compor o acervo da sua biblioteca e todos os livros são disponibilizados em formato digital (e-book).
Por sua vez, o projeto “Futebol de Rua” foi implementado para inserir na comunidade escolar uma proposta educativa que utiliza o esporte para formação de valores cidadãos por meio de uma metodologia que contempla práticas pedagógicas e atividades lúdicas. Os alunos são incentivados a conviver em um ambiente participativo, em que é valorizado o diálogo como mecanismo de interação e solução de diferenças, garantindo o desenvolvimento de habilidades.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que as iniciativas se alinham à estratégia da pasta de proporcionar aos alunos as experiências necessárias para garantir uma formação ainda mais qualificada. “Os projetos inovadores que implementamos neste período oferecem a oportunidade aos alunos de colocarem na prática o aprendizado que eles adquirem em sala de aula. Temos observado a evolução dos estudantes com as dinâmicas que estão sendo ofertadas e a maneira como eles se mostram interessados por esse tipo de proposta”, declarou o titular da pasta.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou o salto que Suzano tem dado para a Educação com os projetos inovadores que são trazidos para a cidade. “Nosso município tem feito a diferença na formação dos estudantes com as iniciativas que estão sendo introduzidas no contexto escolar. As ações mostram nossa capacidade de aplicar novas ideias nesta área, sempre contando com as parcerias de empresas, que têm tido um papel relevante para o sucesso de todas essas experiências. Suzano tem sido reconhecida no Estado e no país como uma cidade que busca aprimorar sua forma de educar, garantindo o protagonismo que as crianças precisam”, destacou o chefe do Executivo municipal.