“Fala, Itaquá” é o podcast e videocast da Prefeitura de Itaquaquecetuba, uma iniciativa da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Comunicação, que traz novidades e busca discutir temas da atualidade ambientados pelo trabalho realizado na gestão municipal. No ar há três meses, o programa conta com entrevistas inéditas e sete episódios publicados.
“O nosso Departamento de Comunicação está sempre inovando e buscando ferramentas para informar os munícipes sobre as ações que são realizadas pela prefeitura. O podcast é uma delas e atinge o nosso objetivo que é trazer mais conhecimento e ao mesmo tempo convidar a população para fazer parte das atividades e serviços que oferecemos”, explicou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
O primeiro bate-papo foi ao ar em outubro do ano passado e é destinado aos pais e mães de planta. A Secretaria de Meio Ambiente destacou a importância do paisagismo e da jardinagem, mostrando que prioriza o plantio e seleciona as espécies de plantas nativas que recebem os cuidados necessários para trazer mais vida para a cidade. Além disso, a pasta promove várias ações em benefício da população que se identifica com o tema.
No segundo episódio, a Secretaria de Desenvolvimento Social falou sobre políticas públicas que fazem a diferença na proteção social da pessoa idosa. A entrevista aborda questões relacionadas ao etarismo e como o Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade garantem um envelhecimento saudável e ativo.
Outro tema importante do podcast é a regularização fundiária, que tem transformado a vida de inúmeros moradores na cidade com medidas que garantem o direito à moradia. No terceiro episódio é possível entender como funciona na prática a regularização das áreas e a titularização dos ocupantes.
O Aster Itaquá também foi destaque. O time trouxe uma nova realidade para o futebol na cidade, gerando oportunidades para o desenvolvimento dos profissionais. A quarta entrevista fala sobre a história da equipe e aborda o comprometimento e a constância dos atletas.
O último episódio de 2024 ressaltou a importância do Dezembro Vermelho, que promove a conscientização para o tratamento de Aids, HIV e infecções sexualmente transmissíveis. A Secretaria de Saúde falou sobre o diagnóstico precoce, o acompanhamento profissional e como prevenir as doenças.
Na primeira semana de 2025, o podcast abordou um assunto importante para iniciar o ano com a saúde mental em dia. O bate-papo destacou que alguns sinais emocionais devem ser levados em consideração e ensina o passo a passo para lidar com as mudanças de humor.
Ainda neste mês, a Secretaria de Educação trouxe a importância da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo dentro das escolas para que tenhamos uma sociedade mais justa e respeitosa desde a infância. O episódio destacou em como a discriminação racial afeta o desenvolvimento da criança e o trabalho realizado dentro das unidades escolares para combatê-la.
“O podcast veio para complementar a nossa presença nas plataformas digitais. A comunicação responsável é de extrema importância porque é uma forma de aumentar a transparência e fortalecer o diálogo com a sociedade”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Com apresentação das jornalistas Aline Sabino, Chalaine Kerchner e Julia Campos, a cada 15 dias é postado um novo episódio nas plataformas do Youtube e Spotify, com trechos dos melhores momentos nas redes sociais (Instagram, Facebook e TikTok). Para conferir, acesse: linktr.ee/pref.itaqua.
A Prefeitura de Poá está instalando gaiolas em aço galvanizado dentro dos bueiros para impedir…
A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes participou, nesta quinta-feira (23/01), de uma operação…
A prefeita Mara Bertaiolli vistoriou, na manhã desta sexta-feira (24/01), o Centro de Operações Integradas…
A Secretaria Municipal de Esporte Lazer (Smel) realizou, na noite desta quinta-feira (23/01), uma reunião…
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, realizou nesta…
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã esteve presente na primeira reunião do Conselho Comunitário de…