Pela primeira vez em sua história, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos foi classificada com nota “A” no quesito Capacidade de Pagamento (Capag), do Tesouro Nacional. A metodologia do cálculo é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Esse indicador coloca a saúde do município como excelente. Os dados estão disponíveis no site do Tesouro Nacional são abertos ao público.
Segundo os dados do Capag, fornecidos pela administração municipal, Ferraz de Vasconcelos possui uma dívida consolidada de 59,52% do seu orçamento (percentual de endividamento); despesa corrente ajustada (poupança corrente) de 87,58% e disponibilidade de caixa (liquidez) de 8,49%.
Esses indicadores compõem o Capg que faz uma classificação de risco para avaliar a situação fiscal de Estados, Distrito Federal e municípios e identificar aqueles que são capazes de honrar os seus compromissos. Quem obtém as notas “A” ou “B” significa que detém garantias do Tesouro Nacional em operações de crédito.
“Isso é algo inédito na cidade e mostra a seriedade, responsabilidade e compromisso que a administração tem gerenciar os recursos de forma a manter o equilíbrio das contas e seguir as regras fiscais”, destacou o secretário da Fazenda, Pedro Paulo Teixeira