Sociedade Civil, Poderes Executivo e Legislativo, ativistas e organizações sociais se reuniram nesta quinta-feira (24) na 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ferraz de Vasconcelos, com o objetivo de discutir novas propostas, ações e a execução de mais políticas públicas que atendam as necessidades da pessoa idosa ferrazense. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), no Jardim São João.
A leitura do Regimento Interno foi o ponto de partida para os debates com temas específicos do interesse público, por meio de articulações coletivas e individuais. Para estimular a participação de todos, a Conferência traçou cinco eixos para discussões e projetos, mediante a proposta ““Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, com o objetivo de assegurar inclusão, protagonismo e garantir que a população participe ativamente das decisões que impactam diretamente a qualidade de vida da melhor idade.
Gerenciada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria de Assistência Social, a programação contou com a apresentação cultural do coral Oiaeu, que emocionou os participantes com crianças e idosos atendidos pelo serviço. Além da palestra com a psicóloga Lucinéia Aparecida Fernandes.
Após a discussão das propostas, foi realizada a votação e aprovação dos delegados. “A Conferência Municipal da Pessoa Idosa é mais um canal de participação popular para que, juntos, possamos executar o controle social de mais políticas voltadas à pessoa idosa. Cabe a cada um de nós zelar por esses direitos e garantir um caminho seguro para um bom envelhecimento”, destaca o secretário da pasta, Marcos Rogério de Oliveira.
Também estiveram presentes os vereadores Renato Ramos, o Renatinho Se Ligue, e Selma Francisca, a Professora Selma, além do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ferraz de Vasconcelos, Samuel Barbosa.