Além das salas de aula, o programa “Aprender mais e ninguém para trás”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes para a recuperação das aprendizagens durante as férias escolares, tem se destacado pela formação dos professores. Realizados pelo Departamento Pedagógico (Deped), responsável pela coordenação do programa, os encontros orientam sobre a ampla gama de oportunidades de aprendizagem oferecidas pela plataforma Matific e pelo Teatro de leitores.
Nesta primeira etapa, 28 escolas aderiram ao programa e podem optar em receber uma ou as duas propostas de trabalho. As ações nas unidades escolares são realizadas respeitando os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel e a higienização frequente das mãos e dos ambientes educativos. As formações para os professores foram realizadas nos dias 5, 6 e 15 e 21. O próximo encontro será no dia 28, de forma on-line.
O programa foi estruturado em três eixos: recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens, que serão implementados progressivamente ao longo dos próximos anos. “Os professores são essenciais neste processo de recuperação e recomposição da aprendizagem, que acontecerá, não só neste período, mas ao longo do ano. Não mediremos esforços para oferecer uma educação de máxima excelência para os mogianinhos e mogianinhas”, disse o secretário de Educação, André Stábile.
O texto base para o Teatro de Leitores “Qual brincadeira vai ser?” foi escrito por Elisabete Jacques Urizzi Garcia, que faz parte da equipe de Ensino Fundamental do Deped e é formadora desta proposta do programa. “Para o teatro de leitores, as formações são no sentido de promover o trabalho em torno de um texto lúdico sobre brincadeiras para que seja possível oferecer às crianças a oportunidade de participar de todas elas”, contou a autora. A proposta tem como foco a proficiência leitora e compreensão de texto.
O letramento matemático por meio de jogos e brincadeiras é a proposta da plataforma Matific. As formações têm sido realizadas pela professora Adriana Aparecida Cunha, que também integra a equipe de Ensino Fundamental do Deped. “No momento formativo são apresentadas outras possibilidades, como os jogos físicos disponíveis na escola ou atividades igualmente lúdicas que o professor poderia desenvolver com sua turma”, explicou.
A equipe do Deped também faz o acompanhamento das atividades realizadas. “Na esteira de todas as atividades, ficaram patentes atitudes colaborativas, com ênfase no acolhimento, autonomia, autoconfiança, empatia e outros valores que fortalecem os vínculos afetivos entre a criança e sua escola”, completou Andréa Souza, diretora do Deped. O “Aprender mais e ninguém para trás” foi construído a partir do Grupo de Trabalho de Recomposição e Recuperação de Aprendizagem do Gaepe Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação).
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