A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano recuperou neste final de semana uma motocicleta, além de ter participado, em apoio à Polícia Militar, da operação Paz e Proteção, realizada na região norte da cidade, com o objetivo de impedir eventos com aglomeração. Além disso, a Central de Segurança Integrada (CSI) prestou auxílio na captura de um indivíduo que estava furtando uma bicicleta no centro.
Ao longo do final de semana, em conjunto com a PM, a corporação municipal participou da operação Paz e Proteção, uma ação conjunta para fiscalizar o funcionamento de bares e coibir festas ilegais com aglomerações, que desrespeitam as determinações do Plano São Paulo, previstas no decreto municipal 9.569/2021. Os trabalhos, que visavam conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), foram direcionados à região central e a bairros da zona norte, como o Cidade Miguel Badra, por exemplo.
Em patrulhamento realizado no domingo (24/01), os agentes localizaram uma moto adulterada na Cidade Boa Vista. Por volta das 16h30, uma equipe passava pelo bairro quando moradores denunciaram que havia um veículo escondido em um terreno. Ao revistarem o local, foi encontrada uma motocicleta sem placa, com a numeração do motor raspada e chassi suprimido. O guincho foi acionado e o veículo apreendido, permanecendo nas dependências da Delegacia Central.
Já na última sexta-feira (22/01), a PM, com apoio da CSI, deteve um indivíduo por tentativa de furto na rua Campos Sales, próximo ao número 660, na malha central. Na ocasião, as câmeras de Segurança flagraram um indivíduo portando uma pequena serra de corte, que tentava tirar as correntes que prendiam a bicicleta da vítima a um poste. Com isso, os agentes acionaram a PM, que estava próxima ao local, e rapidamente detiveram o homem, visivelmente alterado. Ele foi levado ao DP Central, onde confessou o crime. A bicicleta foi devolvida ao proprietário e o indiciado ficou à disposição da Justiça.
Segundo o assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, a Guarda Civil tem intensificado as ações por toda a cidade para garantir o bem-estar da população e combater irregularidades, com patrulhamento, bloqueio e monitoramento. “A CSI fortaleceu a atuação dos nossos guardas e diminuiu o tempo de resposta dos agentes às ocorrências e denúncias. Com a dedicação constante dos órgãos de segurança, seguimos trabalhando para fazer de Suzano uma cidade cada vez mais segura”, concluiu.
Violência contra a mulher
Na última quarta-feira (20/01), a Guarda Civil Municipal deteve um homem no Jardim Monte Cristo por invasão de domicílio e violência doméstica. De acordo com a corporação, ele já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime contra a ex-mulher.
Aproximadamente às 12h45, uma viatura da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) foi abordada durante patrulhamento pela vítima, que denunciou que o ex-marido havia arrombado seu apartamento e danificou o local enquanto ela estava fora. Segundo a mulher, uma vizinha ouviu o barulho e avisou antes que ela entrasse. O antigo companheiro já a agrediu no passado e foi preso por isso.
Os agentes solicitaram apoio e a acompanharam até o domicílio invadido. O ex-marido ainda estava no local e, a princípio, se recusou a colaborar com a polícia. Ao ver a vítima, se alterou, a ameaçou e ofendeu os guardas, que precisaram contê-lo com o uso de gás de pimenta. O homem foi conduzido à Delegacia Central de Polícia para as providências necessárias.
A GCM de Suzano recebe denúncias pelo telefone (11) 4746-3297. Desde junho do ano passado, o atendimento está interligado com a CSI para otimizar o acolhimento das ligações.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…