A Guarda Civil Municipal – GCM de Santa Isabel vem ampliando sua presença nas ruas e fortalecendo seu papel na segurança pública do município. Com atuação preventiva, apoio às forças policiais e atendimento direto à população, a corporação tem se consolidado como um dos principais instrumentos de proteção da comunidade e preservação da ordem pública.
Dados da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito apontam que a GCM registrou 179 atendimentos em ocorrências de diferentes naturezas, envolvendo desde ações de combate à criminalidade até ocorrências relacionadas à proteção social e ao apoio de outros órgãos públicos.
Entre os principais registros estão 17 ocorrências ligadas ao tráfico de drogas, 15 casos de porte de entorpecentes, 10 apreensões de drogas, 13 furtos e 13 capturas de pessoas procuradas pela Justiça. A corporação também atuou em casos de violência doméstica, embriaguez ao volante, lesão corporal, perturbação do sossego, importunação sexual, abandono de incapaz, crimes ambientais e ações conjuntas com o Conselho Tutelar.
Outro destaque foi o atendimento a 16 ocorrências relacionadas a acidentes e sinistros de trânsito, demonstrando a atuação da GCM também na organização viária e no suporte à população em situações emergenciais.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com um efetivo de 20 agentes, sendo 15 guardas masculinos e cinco femininos. A estrutura operacional inclui três viaturas de quatro rodas e três motocicletas, garantindo maior mobilidade e rapidez no atendimento das ocorrências em diferentes regiões da cidade.
Com presença constante nos bairros, áreas centrais, unidades públicas e eventos municipais, a corporação desempenha papel estratégico na prevenção de delitos, na proteção do patrimônio público e no fortalecimento da sensação de segurança entre os moradores.
Segundo a administração municipal, os investimentos realizados na estrutura da GCM refletem o compromisso com a segurança pública e com a oferta de respostas mais rápidas e eficientes às demandas da população isabelense.

