A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano participou nesta quarta-feira (31/08) de uma operação conjunta com as polícias Militar e Civil. Pela manhã, os agentes municipais acompanharam as ações para detectar possíveis desmanches irregulares. Já no período da tarde, a corporação continuou auxiliando as polícias, mas desta vez o foco foi a operação saturação, com a realização de bloqueios no trânsito de Suzano.
Para a iniciativa, a GCM contou com reforço da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). De acordo com a comandante Rosemary Caxito, a ação buscou fiscalizar desmanches ilegais, ao passo em que visou retirar das ruas veículos irregulares e envolvidos em crimes ou até mesmo localizar possíveis foragidos da Justiça. Os bloqueios ocorreram na estrada Santa Mônica, no bairro Jardim Suzanópolis, e na avenida Vereador João Batista Fitipaldi, na Vila Maluf.
As ações foram desencadeadas por volta das 9 horas na Praça João Pessoa, logo após o fim da concentração dos policiais no espaço e terminaram pouco depois das 18 horas. “Nós sempre auxiliamos a Polícia Civil e a Polícia Militar nestas ações porque conhecemos alguns locais que eles não têm conhecimento, por isso a nossa contribuição é importante”, afirmou a comandante.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques, também destacou o apoio da GCM de Suzano para as ações realizadas pelas forças policiais que atuam na cidade. “Nossa participação mostra o quanto a Guarda Municipal é importante, confiável e apresenta bons trabalhos. A gente fica orgulhoso em saber que os policiais vêm nos procurar quando precisam de ajuda para realizar operações de combate ao crime”, revelou o chefe da pasta.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi elogiou o trabalho conjunto e afirmou que ações como esta resultam em uma sensação de segurança maior aos moradores de Suzano. “Acredito que essa união da Polícia Militar e da Polícia Civil com a nossa GCM traz mais segurança à nossa população. O morador, quando chega em algum lugar e nota uma viatura estacionada se sente mais seguro e operações como esta agregam ainda mais todos os atores envolvidos e comprometidos com a segunda da nossa cidade”, finalizou.