Neste domingo (3), segundo levantamento do Governo Estadual, a cidade superou a incidência de 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes, o que a deixa em situação epidêmica. Suzano foi a primeira cidade da região a superar a marca. Guararema tem 94 casos confirmados de dengue e é a segunda do Alto Tietê a estar em epidemia da doença
Na quinta-feira (29), Suzano também superou a marca, tendo 991 casos confirmados da doença. Neste domingo, a cidade já tem 1.211 confirmações. Os dados são do Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo.
Guararema tem um total de 866 notificações da doença, sendo que 581 casos ainda estão em investigação. No último dia 14, a Prefeitura já havia decretado “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico”.
A administração municipal tem realizado ações pontuais com aplicação de inseticida, e também está aplicando medidas educativas e de conscientização. Além disso, multas podem ser aplicadas em casos de necessidade.
Guararema é a única cidade do Estado de São Paulo que vai receber uma verba emergencial do Ministério da Saúde para o combate à dengue. O município receberá pouco mais de R$ 15 mil.