Durante o mês de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guararema promovem o Janeiro Roxo, ação de conscientização sobre a hanseníase. Até 31 de janeiro, informações sobre a doença serão divulgadas nas unidades e pelas redes sociais da Prefeitura de Guararema e debates sobre o tema serão realizados.
A proposta da campanha é potencializar a compreensão sobre a doença e promover a participação ativa nos serviços de Saúde. Além disso, o Janeiro Roxo visa informar a população sobre sinais e sintomas iniciais da hanseníase possibilitando a identificação de casos novos da doença.
Ao longo da campanha serão promovidas reflexões com os usuários das UBSs desfazendo mitos e concepções errôneas sobre o tema. Também será realizada a conscientização sobre direitos humanos relacionados à hanseníase.
“O Janeiro Roxo é uma campanha fundamental para aumentar o conhecimento das pessoas sobre a hanseníase e, com isso, diagnosticar novos casos o mais precocemente possível”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “A campanha em Guararema vai informar e colocar a comunidade mais próxima do tema, quebrando tabus e desmistificando pontos sobre a doença”, completa.
Quanto mais precocemente um caso é identificado, maior a chance de não ocorrer dano neural, e, portanto, não haver incapacidade, além de ser menor o risco de haver transmissão.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
Essa doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e qualquer idade em áreas endêmicas. Entretanto, é necessário um longo período de exposição e apenas uma pequena parcela da população infectada adoece.