A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta semana o programa literário “Desenrolando Histórias”, que envolve todos os aproximadamente quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino, desde as turmas do Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Lançada nesta sexta-feira (9) com presença do prefeito de Guararema, o Zé, em evento realizado na Escola Municipal “Professora Olga de Oliveira Freire”, no bairro D’Ajuda (Vale dos Eucaliptos), a proposta pedagógica tem o objetivo de estimular o gosto pela leitura e escrita desde os primeiros anos escolares. O trabalho envolve ações integradas ao currículo e experiências significativas que envolvem contação de histórias, contos, dramatizações, produções textuais, entre outras vivências lúdicas.
Com a leitura como fio condutor, o programa apresenta como símbolo o gato e seu novelo de lã — uma metáfora para o processo de descoberta e construção das histórias, da criatividade e da identidade. O personagem também está presente em todas as unidades escolares, em versões confeccionadas em patchwork, tornando-se um elemento afetivo e decorativo nos espaços de aprendizagem.
Para fortalecer a proposta, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu na aquisição de mais de 20 mil livros paradidáticos, que serão utilizados em sala de aula e também enviados às famílias, permitindo que os estudantes formem, aos poucos, as próprias bibliotecas pessoais. Os acervos são organizados por etapa, considerando as especificidades do desenvolvimento infantil e os gêneros textuais adequados a cada faixa etária.
A iniciativa está articulada ao Programa Aprendizagem Garantida (PAG) e contempla ainda ações de literacia familiar, incentivando que pais e responsáveis participem da rotina de leitura das crianças, com escutas, registros e partilhas de memórias afetivas. Esses momentos também serão valorizados em sala de aula, fortalecendo a relação entre escola e comunidade.
Outro destaque é o “Livro da Vida”, um registro coletivo das turmas, que reunirá produções, ilustrações, debates e memórias literárias, acompanhando o percurso das crianças como leitoras e autoras em formação.
“Investir na leitura desde a primeira infância é investir no futuro das nossas crianças. Programas como esse fortalecem o vínculo com a escola e abrem caminhos para uma educação cada vez mais humanizada e transformadora”, destaca o prefeito de Guararema, Zé.
Quem completa o pensamento é a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. “Com orientações detalhadas para organização e preservação do acervo, reforçamos o cuidado com os materiais, o protagonismo docente e o compromisso com a qualidade da formação leitora. A proposta promete transformar a leitura em uma experiência viva, afetiva e transformadora para todos os estudantes da rede, com acervos complementares que contemplam temáticas de Matemática — abordada de forma lúdica por meio de histórias — e Diversidade Cultural, com obras que valorizam as relações étnico-raciais e promovem o respeito à pluralidade”.
A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que fica no subsolo do Paço…
A Câmara de Suzano sediou ontem (8) duas aulas do curso de Direito do Centro…
A programação especial do Suzano Shopping em celebração ao Dia das Mães continua neste fim…
Como se livrar de um possível ataque na rua - como roubo, assalto e tentativa…
Em Guararema – e em todo o território nacional, pessoas idosas (acima de 60 anos)…
Na noite desta quinta-feira (8), foi promovida a aula magna dos alunos da Escola de…