Guararema vai receber em agosto atrações do Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio).
Por integrar a área de atuação da unidade de Mogi das Cruzes, Guararema foi selecionada para participar do Circuito Sesc de Artes recebendo ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.
Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.
No dia 27 de agosto, das 16 às 21 horas, no Parque de Lazer ProfªDeoclésia de Almeida Mello, artistas realizarão espetáculos, shows e oficinas com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.
“O Circuito Sesc de Artes é reconhecido por sua qualidade e por sua proposta de trazer as pessoas para, em espaços públicos, ter contato com diferentes tipos de artes”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. “Estar no radar do Sesc, recebendo as programações e todo conteúdo é muito importante para Guararema para que tenhamos mais opções culturais no nosso município”, completa.
Programação do roteiro
A Cia. Mungunzá de Teatro (SP) apresenta seu mais novo trabalho: AnonimATO. Em um cortejo com grandes instalações, bonecos, perna-de-pau e música, a montagem faz uma homenagem ao fazer teatral. Em cena, oito personagens (como a mãe, a mulher-árvore, a vendedora de sonhos, o homem-placa, o pipoqueiro), figuras anônimas de uma cidade grande, são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram durante essa caminhada.
Já Grua – Gentlemen de Rua, Taty Dell Campobello e LuisaBrunah (SP) representam a dança com encenação de Corpos de Passagem. A montagem parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens. O fazer artístico do grupo se estabelece por meio de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética diferente.
Cinema e música se unem com A Fabulosa Banda Imaginária (MG) em Cine Concertinho: O Fabuloso Universo dos Monstros no Cinema, que traz uma apresentação de trilhas sonoras ao vivo para trechos de filmes de animação infantis. No palco, a banda executa releituras sonoras de “A Casa Monstro”, “Hotel Transilvânia” e “Monstros S.A”.
A Cia. Circo Rebote (SP)estreia o espetáculo Titânia, uma narrativa inspirada em mulheres reais, com pitadas de mitos, histórias de força e reinvenção feminina. Em cena, são usadas habilidades circenses, como manipulação de bambolês, equilibrismos, acrobacias e demonstrações de força, para nos mostrar quem é Titânia.
A Coletiva Lobas (SP) traz Mediar Brincar, que faz um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso, por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.
O público também tem a chance de participar da oficina Madeira Lúdica, do Coletivo Construtores (SP). A ação apresenta princípios da marcenaria por meio da construção de formas lúdicas de médio formato com peças encaixáveis de madeira.