Terça-feira, Novembro 26, 2024
24.2 C
São Paulo
Terça-feira, 26 Novembro ,2024

Guararema vai construir cinco novas escolas municipais. Patronos das unidades já foram definidos

- Continua depois da publicidade -

A Prefeitura de Guararema vai construir cinco novas escolas no município, entre Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental, em diferentes regiões da cidade. Serão contemplados os bairros D’Ajuda, Parateí, Morro Branco, Jardim Dulce e Nogueira.
Após aprovação da Câmara de Vereadores, a Administração Municipal divulgou, nesta semana, os patronos que darão nome às unidades de ensino.

Atualmente, as cinco escolas estão em processo de licitação para definir a empresa que irá construir cada uma delas. A previsão de entrega destas unidades é de 2025, com valor total de cerca de R$ 74 milhões.

Na unidade da Rua Pedro Clemente Fernandes, no Bairro D’Ajuda, a patrona será a Professora Olga Oliveira Freire; na unidade da Rua Mato Grosso, no Parateí, a patrona será a Professora Alice Moura Rodrigues; já na unidade situada na Rua João Barbosa de Oliveira, no Morro Branco, a patrona será a Professora Consuelo Apparecida Tavares Neme; na unidade da Avenida Idasil Pacheco Florêncio, no Nogueira, o patrono será o Professor João Raphael de Lara Netto; e a Escola Municipal Professora Cleide Usier Hernandes, que atenderá alunos da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) do Jardim Dulce.

Além destas escolas, cujas licitações para construção estão em andamento, há outra, em fase mais avançada: a EM Profa. Áquie Erruzo de Lara, em fase final de construção no Bairro Nogueira, e que irá atender alunos da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola).

“O investimento na construção de escolas sempre foi uma marca de Guararema desde as gestões anteriores e, com estas novas escolas que vamos entregar, vamos ofertar ainda mais qualidade no ensino e cuidado às nossas crianças”, explica o prefeito Zé. “Agradeço à Secretaria de Educação, de Obras, a toda equipe e à Câmara Municipal pela parceria em prol da melhoria da qualidade de vida às famílias de Guararema”, completa.

A demanda por vagas escolares é crescente e a construção de novas unidades vai ao encontro ao atendimento ao interesse público.

Biografias

Olga de Oliveira Freire

Olga de Oliveira Freire, Professora Olga, como ficou conhecida, nasceu em Araçoiaba da Serra, em 23 de novembro de 1935 e formou-se no Magistério aos 18 anos, começando a lecionar em Sorocaba. Após desenvolver projetos importantes e lecionar em outras cidades – chegando a ser diretora – mudou-se para Guararema, terra dos familiares de seu esposo, onde escolheu para fincar suas raízes, seguindo sua trajetória educacional. Lecionou por anos na Escola Estadual Dr. Roberto Feijó, dando aulas no Curso do Magistério.
Em Guararema, desenvolveu um projeto marcante e inovador, a Fundação de Auxílio ao Toxicômano (Fundat), uma escola que, além de desenvolver a parte pedagógica, tinha a principal preocupação com a formação moral, espiritual e a conscientização antidrogas aos jovens guararemenses. Também pioneira em introduzir o Dia de Ação de Graças na cidade, Olga continuou, mesmo após sua aposentadoria, lecionando até pouco mais de seus 70 anos, em seu maior projeto pessoal: a Fundat. Faleceu em Guararema, em agosto deste ano.

Alice Moura Rodrigues

Alice Moura Rodrigues nasceu em 15 de Setembro de 1921, em Três Barras, Estado de Santa Catarina. Em meados dos anos 1950, foi morar em um sítio no Bairro Salto do Itapeti, em Guararema e, inconformada ao saber que lá não havia escolas nas redondezas, conseguiu autorização para o funcionamento da primeira sala de aula na região. No início dos anos 1960, foi designada a lecionar na Fazenda do Banco, fazendo o trajeto Centro/Bairro de charrete.

Cursou a Faculdade de Letras na UMC (então OMEC) em Mogi das Cruzes e, na virada para a década de 1970, formou-se em Pedagogia na mesma instituição. Também deu aulas na Escola “Presidente Getúlio Vargas”, no Centro, e na Escola “Francisca Lerario”, no Maracatu, e ocupou o cargo de diretora substituta, até prestar concurso para diretores, efetivando-se no cargo. Faleceu em 13 de dezembro de 2018.

Consuelo Apparecida Tavares Neme

Consuelo Apparecida Tavares Neme nasceu em Lorena/SP, no dia 21 de dezembro de 1934, e começou sua jornada como professora lecionando nas cidades de Lagoinha e Cunha, Estado de São Paulo. Em 1962, chegou a Guararema, local que escolheu como morada e onde exerceu sua profissão, com amor e dedicação, durante 25 anos, no então Grupo Escolar Presidente Getúlio Vargas.

Professora responsável, exigente, dedicada e sempre preocupada em oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos, integra o grupo de educadores de excelência que formaram muitos dos moradores de Guararema. No dia 1º de maio deste ano, a professora Consuelo faleceu, deixando seu lindo legado de amor, dedicação e ensino.

João Raphael de Lara Netto

João Raphael de Lara Netto, professor, poeta e pai, nascido em Guaratinguetá no dia 22 de fevereiro de 1936, lecionou por 30 anos em Guararema, Mogi das Cruzes e São Paulo, entre escolas e universidades.

Professor Lara foi professor fundador da Escola Estadual “Dr. Roberto Feijó”; criou os logos que foram perpetuados em Guararema, como o “Pica-pau” da Fanfarra da Escola “Dr. Roberto Feijó”, assim como o brasão da escola; o brasão da escola “Presidente Getúlio Vargas”; foi presidente do Rotary Clube de Guararema por duas vezes, dentre outras atuações marcantes.

O Prof. João Raphael de Lara Netto faleceu em 06 de Julho de 2019, deixando marcas profundas e positivas de sua existência.
Cleide Usier Hernandes

A primeira escola onde a professora Cleide lecionou foi a da Freguesia da Escada, hoje Escola Municipal Sylvio Luciano de Campos. Lecionou, também, na Cerejeira, atual Escola Municipal Keisaburo Honda, na Granja Lila, no Bairro Itaoca, e na Escola Presidente Getúlio Vargas.

Também atuou nas Escolas Estaduais Ivan Brasil e Dr. Roberto Feijó, lecionando as disciplinas de Estudos Sociais, OSPB e História. Após sua aposentadoria, em março de 1990, em maio do mesmo ano voltou a lecionar na Escola Estadual Dr. Roberto Feijó, onde teve sua primeira experiência com o Ensino Médio e como professora do Curso do Magistério. Nesta escola foi coordenadora do Ciclo I e professora coordenadora pedagógica. Foi vice-diretora da Escola Estadual Ivan Brasil, onde também exerceu o cargo de diretora. Cleide dedicou 49 anos de sua vida à Educação.

InícioAlto TietêGuararemaGuararema vai construir cinco novas escolas municipais. Patronos das unidades já foram...
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?