Instituição de saúde, da Hapvida NotreDame Intermédica, desenvolve atividades para estimular a saúde mental em colaboradores e pacientes, melhorando a qualidade de vida
O Hospital Santana, da Hapvida NotreDame Intermédica, está intensificando as atividades do Canal Conte Comigo, que ganha força dentro da programação do Janeiro Branco, mês dedicado ao movimento social voltado à construção da saúde mental na vida das pessoas.
A psicóloga Camila Campos, que atua na instituição de saúde localizada em Mogi das Cruzes, região do Alto Tietê (SP), explica que a meta do Canal é percorrer todos os departamentos da unidade, identificando possíveis casos que precisam ser analisados por profissionais especializados e oferecendo todo suporte clínico necessário aos colaboradores.
A medida, segundo ela, tem reflexos muito positivos no atendimento disponibilizado aos beneficiários do Hospital Santana. Os casos mais comuns, relata a psicóloga, são ansiedade, depressão e Burnout (distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico). A prevenção sempre é a busca maior da atividade.
A psicóloga trabalha intensamente também com pacientes – sobretudo os mais graves, internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – e os familiares, oferecendo-lhes atenção personalizada, dependendo da gravidade do caso, a partir de diretrizes corporativas e dos programas de Medicina Preventiva da Hapvida NotreDame intermédica.
A pandemia, ressalta, trouxe a carência da reaproximação social e, ao mesmo tempo, colocou holofotes sobre a importância de cuidar das emoções. Os problemas são praticamente os mesmos em relação aos colaboradores.
Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.
Camila Campos explica que pensamentos recorrentes de tristeza, ausência contínua da relevância da percepção individual da existência e fugas como o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas podem acender a luz vermelha sobre a questão do equilíbrio mental, levando à necessidade da procura imediata de um profissional.
Ela vai além: “O ideal mesmo é que todas as pessoas façam terapia porque essa é a melhor prevenção possível. Conversar com uma pessoa preparada, expor seus sentimentos constantemente e não ter medo de mostrar angústias são fundamentais para a saúde mental”, observando os benefícios da atividade física constante e alimentação balanceada.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…