Domingo, Outubro 20, 2024
17.3 C
São Paulo
Domingo, 20 Outubro ,2024

IBOPE aponta que 1 em cada 5 jovens brasileiros nunca foi ao oftalmologista

- Continua depois da publicidade -

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) junto a 2,7 mil internautas brasileiros, com idades a partir dos 18 anos, em estados como: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, um em cada cinco jovens brasileiros nunca foi ao oftalmologista.

A especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adriana Paschoal, ressalta que a maioria dos jovens desconhece a importância do acompanhamento médico especializado, acreditando que problemas na visão só existem em caso de sintomas, o que não é verdade.

Os números apresentados na pesquisa demonstram que a falta de conscientização é o maior problema na negligência do cuidado ocular. Segundo o IBOPE, enquanto 21% dos jovens entrevistados nunca visitou um oftalmologista, 25% desse público buscou o especialista apenas em casos de incômodo nos olhos.

“A pesquisa mostrou ainda que quase a metade dos jovens entrevistados não considera sintomas como vista embaçada, perda parcial de visão, ou enxergar pontos pretos sejam sinais de alerta para a busca de ajuda médica, e isso é preocupante. Muitas doenças oculares são assintomáticas, e têm como consequência a perda irreversível de visão”, explica a médica.

De acordo com a especialista, as primeiras visitas ao oftalmologista devem ser feitas ainda na infância e a periodicidade das consultas deve ser anual: “Engana-se quem acredita que só quem usa óculos ou lente de contato precisa fazer visitas periódicas ao oftalmologista. Todo mundo deve realizar uma consulta oftalmológica ao menos uma vez por ano!”, finaliza.
InícioAconteceu no BrasilIBOPE aponta que 1 em cada 5 jovens brasileiros nunca foi ao...
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?