De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) junto a 2,7 mil internautas brasileiros, com idades a partir dos 18 anos, em estados como: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, um em cada cinco jovens brasileiros nunca foi ao oftalmologista.
A especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adriana Paschoal, ressalta que a maioria dos jovens desconhece a importância do acompanhamento médico especializado, acreditando que problemas na visão só existem em caso de sintomas, o que não é verdade.
Os números apresentados na pesquisa demonstram que a falta de conscientização é o maior problema na negligência do cuidado ocular. Segundo o IBOPE, enquanto 21% dos jovens entrevistados nunca visitou um oftalmologista, 25% desse público buscou o especialista apenas em casos de incômodo nos olhos.
“A pesquisa mostrou ainda que quase a metade dos jovens entrevistados não considera sintomas como vista embaçada, perda parcial de visão, ou enxergar pontos pretos sejam sinais de alerta para a busca de ajuda médica, e isso é preocupante. Muitas doenças oculares são assintomáticas, e têm como consequência a perda irreversível de visão”, explica a médica.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…