De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) junto a 2,7 mil internautas brasileiros, com idades a partir dos 18 anos, em estados como: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, um em cada cinco jovens brasileiros nunca foi ao oftalmologista.
A especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adriana Paschoal, ressalta que a maioria dos jovens desconhece a importância do acompanhamento médico especializado, acreditando que problemas na visão só existem em caso de sintomas, o que não é verdade.
Os números apresentados na pesquisa demonstram que a falta de conscientização é o maior problema na negligência do cuidado ocular. Segundo o IBOPE, enquanto 21% dos jovens entrevistados nunca visitou um oftalmologista, 25% desse público buscou o especialista apenas em casos de incômodo nos olhos.
“A pesquisa mostrou ainda que quase a metade dos jovens entrevistados não considera sintomas como vista embaçada, perda parcial de visão, ou enxergar pontos pretos sejam sinais de alerta para a busca de ajuda médica, e isso é preocupante. Muitas doenças oculares são assintomáticas, e têm como consequência a perda irreversível de visão”, explica a médica.
O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba realizou, nesta semana, um encontro com as 40…
O Projovem de Itaquaquecetuba vai abrir, na próxima segunda-feira (28), inscrições de dez cursos profissionalizantes…
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba sediou, nesta semana, o Polo de Escuta do Plano…
A prefeita Mara Bertaiolli deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, eleitos…
O curso de capacitação profissional gratuito de Design com Metais por meio da utilização da…
As inscrições para as entidades da sociedade civil interessadas em participar da eleição do Conselho…