Mogi das Cruzes

Ilha Marabá terá atividade em comemoração ao Dia do Tietê neste sábado

A  Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará neste sábado (18/09), a partir das 8 horas, na Ilha Marabá, uma atividade em comemoração ao Dia do Rio Tietê – que é oficialmente celebrado no dia 22 de setembro. A iniciativa ocorrerá paralelamente à Feira Agroecológica, que terá mais uma edição no local. Serão realizadas atividades ecopedagógicas, com pintura e brincadeiras com elementos naturais, além de uma trilha e do Projeto Viveiro na Rua, com distribuição de mudas de espécies arbóreas nativas.

Com 13,4 mil metros quadrados, a Ilha Marabá proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecerem o ecossistema do rio Tietê. Uma ponte de madeira sobre o rio permite que os visitantes percorram a ilha, que oferece aos visitantes o contato direto com o ecossistema da várzea do Tietê, que é muito rico.

Além disso, a Ilha Marabá também recebe visitas monitoradas. Elas ocorrem todas as sextas-feiras, para grupos reduzidos – de 8 a 12 pessoas – e com uso obrigatório de máscara. Durante as visitas, é possível abordar temas como educação ambiental, conservação dos recursos naturais, arborização e mudanças climáticas, entre outros. O horário é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com o agendamento sendo realizado pelos técnicos da secretaria, conforme a procura, pelo telefone 4798-5959.

Feira agroecológica

Também no sábado (18/09), das 8 às 13 horas, será realizada mais uma edição da Feira Agroecológica, que ocorre quinzenalmente na Ilha Marabá. A feira é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Cultura e Verde e Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS).

A iniciativa atende a uma demanda por produtos orgânicos e é a primeira com este perfil na cidade. O objetivo estimular o desenvolvimento sustentável por meio da produção agrícola orgânica, agroecológica ou em transição.

Os visitantes encontram na feira barracas de hortifrutis, produtos agroecológicos, em transição agroecológica, orgânicos, mel e derivados, panificação e confeitaria, bem como artesanato. Os feirantes foram selecionados por meio de chamamento público.

A prática da agroecologia consiste na produção sustentável, sem emprego de transgênicos ou agrotóxicos e considerando todo ecossistema envolvido, incluindo os componentes ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 semana ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 semana ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 semana ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 semana ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 semana ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 semana ago