Mogi das Cruzes

Impressão de 2ª via e consulta de valores do IPTU 2022 estão disponíveis na internet

Os contribuintes do IPTU de Mogi das Cruzes já podem consultar o valor do tributo para 2022, no site da Prefeitura, a partir desta terça-feira (08/02). Aqueles que quiserem antecipar o pagamento também podem imprimir a segunda via das parcelas. Para ambos os serviços, é necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF ou CNPJ do proprietário.

Para consulta, clique aqui. Se preferir, o contribuinte também pode acessar a Carta de Serviços do site, na opção “Impostos e Taxas” e depois “IPTU: 2ª via de conta”.

A previsão é de que os cerca de 140 mil carnês sejam entregues até o fim deste mês.

Como no ano passado, em 2022 o tributo também não terá aumento real, mas apenas uma atualização inflacionária, e a correção será a menor possível dentre os índices oficiais.

Atualmente, o menor é o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), que fechou em 9,96% (período de dezembro de 2020 a novembro de 2021).

O imposto poderá ser pago em até dez parcelas, de março a dezembro.

As datas específicas de vencimento serão informadas nos carnês – elas variam de acordo com o CEP da propriedade (conforme o decreto 20.609/2021). Esta organização é feita para evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.

Além da atualização do valor pelo menor índice inflacionário, para 2022 a  Prefeitura instituiu, após aprovação de projeto de lei pela Câmara, um pacote de melhorias nas condições de pagamento do tributo, que criou benefícios como o aumento do desconto de 5% para 8% para quem paga o tributo à vista.

Está mantido o abatimento de 5% para quem estava em dia com o tributo até 1º de novembro de 2021. Com isso, o desconto para os que pagam à vista poderá chegar, na prática, a 13% (5% pela por estar em dia e mais 8% pelo pagamento em parcela única).

Para quem paga parcelado, também há desconto de 5% na parcela, desde que o pagamento seja até a data de vencimento.

“É um compromisso do prefeito Caio Cunha não haver aumento real de IPTU, mas apenas a atualização inflacionária. E buscamos o menor índice oficial para que haja o menor impacto possível ao contribuinte”, explica o secretário municipal de Finanças, Ricardo Abílio.

“Também criamos melhores condições de desconto, tanto para pagamento à vista, quanto no parcelamento. E como nos meses de janeiro e fevereiro há uma concentração de despesas para o cidadão, da mesma forma como já havíamos feito no ano passado, mantivemos o vencimento da primeira parcela do IPTU para março, desafogando as contas de início de ano”, completa o secretário.

O IPTU é uma das principais fontes de recursos do município, o que é necessário para os investimentos: a receita é revertida em benefícios à população, como educação, saúde, segurança, esportes e infraestrutura, entre outros.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Dor de cabeça: quando o sintoma comum pode indicar algo mais sério

A dor de cabeça é uma condição multifatorial que afeta cerca de 140 milhões de…

5 horas ago

Projeto de conciliação educacional de Itaquá recebe prêmio nacional em Brasília

O projeto “De pequeno é que se aprende a conciliar”, fruto de uma parceria entre…

5 horas ago

Itaquá entrega uniformes para escolinhas noturnas de futsal

A Secretaria de Esporte de Itaquaquecetuba entregou 450 kits de uniforme aos atletas das escolinhas…

5 horas ago

‘Circuito Sesc de Artes’ reúne 3,9 mil pessoas no Parque Max Feffer

O Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, recebeu no último domingo (18/05) o “Circuito…

5 horas ago

Transporte conscientiza motoristas sobre respeito à faixa de pedestre em ação no centro

A Secretaria Municipal de Transporte Mobilidade Urbana esteve presente na Praça dos Expedicionários, no centro,…

5 horas ago

Suzanenses se destacam em torneio de kendô com 31 medalhas individuais e nove por equipes

Os atletas suzanenses foram os grandes destaques do 50º Torneio de Kendô “Yoshisuke Oura”, que…

5 horas ago