Neste domingo (30/01), às 19 horas, será feita, no Theatro Vasques, a primeira exibição pública do documentário Trajetória – Memória Ancestral. Trata-se de uma produção audiovisual, dirigida pelo cineasta Vitor Gonçalves, que reúne depoimentos de pessoas negras da cidade, em temas como desafio, superação, racismo e memórias. O evento faz parte da programação de cinema do Cultura nas Férias 2022 e os interessados já podem fazer a retirada dos ingressos na bilheteria do Theatro Vasques.
O documentário começou a ser produzido no ano passado, no âmbito do Festival de Culturas Pretas e do Dia da Consciência Negra. Ele também será incorporado a uma programação mensal que a Secretaria de Cultura cumprirá, de valorização às culturas negras da cidade. O vídeo apresenta relatos de pessoas negras de Mogi, que foram convidadas para falar sobre suas trajetórias de vida e trabalho. É, portanto, uma coletânea de testemunhos, que visa mostrar a representatividade de cada um ali presente e também incitar debates sobre temas comuns a todos.
A versatilidade dos participantes é um dos destaques. Ao todo, a produção mostra 12 pessoas, que seguem carreirascomo professor, médico, ativista, sambista, comerciário, produtor audiovisual, servidor público, maestro, maquiador, trancista. A idéia é expor justamente a pluralidade de visões e vivências de cada um dos personagens.
A Secretaria Municipal de Cultura está cumprindo todos os protocolos sanitários, seguindo inclusive a última recomendação do Governo do Estado, quanto à limitação de 70% na ocupação de espaços culturais municipais. Por isso, todos os assentos do Theatro Vasques foram demarcados e a distribuição dos ingressos está sendo feita de forma antecipada, para evitar a formação de aglomerações.
O Theatro Vasques, onde será a apresentação e também onde já é feita a retirada de ingressos, fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.