A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba realizou a apresentação do diagnóstico socioterritorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O evento teve como foco a análise de dados relativos à situação do trabalho infantil, buscando reformular o programa com ações integradas de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
A apresentação, que ocorreu na segunda-feira (2), trouxe uma análise detalhada sobre a realidade da cidade com base em dados oficiais. Com essa abordagem, foi possível mapear as situações de trabalho infantil identificadas no município e examinar as ações de combate realizadas pela secretaria.
“Avançamos e é fundamental que esse trabalho continue. Com uma equipe multidisciplinar e alinhada, vamos conseguir atingir as metas estipuladas para colocar um fim ao trabalho infantil, entendendo cada particularidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Elaine Loureiro.
Na ocasião, alunos do curso de teatro da Secretaria de Cultura fizeram uma apresentação temática, enquanto 13 crianças atendidas pelo CRAS Recanto Mônica cantaram a música “Criança não trabalha”. Ao final do evento, foi destacada a importância de políticas públicas para garantir a erradicação do trabalho infantil em Itaquá.
A proposta é que, por meio de estratégias coordenadas, seja possível ampliar o desenvolvimento de ações e campanhas. “Lugar de criança é aprendendo e se divertindo, não trabalhando. Estamos garantindo a preservação dos direitos da criança e do adolescente para terem um futuro digno, sem interromper esse período em detrimento de trabalho desumano ou da criminalidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.