Objetivo é combater o racismo e a discriminação
A Prefeitura de Itaquaquecetuba aprovou o decreto nº 8.469/2025, que já está em vigor e tem como objetivo promover medidas efetivas para combater a discriminação e as desigualdades étnico-raciais nos ambientes escolares.
A Secretaria de Educação será responsável pela implementação de ações por meio de uma divisão específica, que conta com profissionais especializados, focados em garantir representatividade e equidade racial na educação.
“Reforçamos nosso compromisso em promover a igualdade e o respeito entre toda a comunidade escolar, além da diversidade étnico-racial e a inclusão”, afirmou a chefe da pasta, Maria Cristina Perpetuo.
A implementação prevê uma série de formações para os profissionais da educação com cursos, palestras e atividades para promoção da diversidade nas práticas pedagógicas. Além disso, serão desenvolvidos materiais para que o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e imigrantes faça parte do currículo escolar.
A novidade assegura que as escolas trabalhem de forma ativa. “Embora o decreto tenha sido aprovado recentemente, os esforços para sua implementação no município começaram em 2022 e, em 2023, com cursos de formação para preparar os profissionais. Em 2024, os técnicos foram em comunidades indígenas e os estudantes visitaram espaços culturais. Continuaremos trabalhando de forma ativa para educar toda a comunidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
O “Festival Arte e Amor” chega ao Suzano Shopping para uma temporada com exposição de…
Os trabalhos de recuperação do gramado do estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram…
O Semae Mogi das Cruzes recebeu, nesta quinta-feira (17/04), a visita de 21 alunos da…
O Governo de São Paulo anunciou nesta semana, por meio do Programa Casa Paulista, um…
A prefeita Mara Bertaiolli, juntamente com o vice Téo Cusatis, recebeu na manhã desta quinta-feira…
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança…