Itaquaquecetuba

Itaquá aumenta 41,9% dos atendimentos a vítimas de violência doméstica

A Ronda de Proteção à Mulher de Itaquaquecetuba apresentou um aumento de 41,9% nos atendimentos de suporte às vítimas de violência doméstica e familiar no primeiro bimestre.

Foram registradas 313 medidas protetivas, 25 ocorrências de violência doméstica, um descumprimento de medida protetiva e 100 visitas às residências de vítimas com medidas protetivas.

A patrulha também fez o cadastro de 35 mulheres que possuem medida protetiva e que agora contam com o apoio do Botão do Pânico, um aplicativo no celular que envia um alerta, em casos de emergência, com a localização da vítima, dando um total de 474 intervenções.

As agentes também prestaram apoio durante a Copinha e participaram de reuniões de planejamento de assistência. Além disso, por conta do estado de emergência do município devido às enchentes, as agentes foram direcionadas para reforço nos abrigos temporários dos bairros afetados.

A Ronda também recebeu medidas protetivas encaminhadas pelas varas criminais, sendo 217 processos (1ª Vara), 96 (2ª Vara) e três pela vara de plantão de Mogi das Cruzes e São Paulo.

Já no primeiro bimestre de 2024, foram registradas 194 medidas protetivas, 17 ocorrências de violência doméstica, um descumprimento de medida protetiva e 122 visitas às residências de vítimas com medidas protetivas, totalizando 334 intervenções.

“Nossa cidade prioriza a proteção, o acolhimento e a segurança das mulheres. Hoje temos uma secretaria para elas, a Casa da Mulher, que oferece acolhimento, qualificação, suporte jurídico e psicológico, além da Ronda, que está preparada para qualquer situação. Estamos celebrando o mês das mulheres promovendo políticas públicas efetivas e trazendo mais dignidade para todas”, disse a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa.

Desde 2021, a Ronda registrou 4.573 atendimentos. “Quero parabenizar as nossas agentes que realizam esse trabalho de grande importância no município. Elas acompanham as mulheres e dão toda assistência necessária. O resultado é visível pelo número de ações. Aqui malandro não tem vez. Continuamos na luta em busca da igualdade”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Polícia Municipal (153), Secretaria da Mulher (4753-5291) e na Delegacia de Defesa da Mulher (rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina).

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Prefeitura de Suzano realiza campanha de conscientização no Max Feffer em defesa de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Suzano e os conselhos tutelares realizaram uma grande ação de conscientização sobre…

4 horas ago

Suzano marca presença no lançamento do programa ‘SuperAção SP’

A Prefeitura de Suzano participou nesta terça-feira (20/05) do lançamento do programa “SuperAção SP”, uma…

4 horas ago

Projeto ‘Na Pista Certa’ garante educação no Trânsito para 2 mil alunos de 13 escolas

O projeto “Na Pista Certa - Uma cidade que vai até a sua cidade”, organizado…

4 horas ago

Núcleo de Bem-Estar Animal resgata e recupera cães vítimas de maus-tratos em Mogi

O Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção…

4 horas ago

Guarda Civil Municipal intensifica ação na Vila Cecília e combate ocorrências de tráfico de drogas

A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes realizou nesta semana dois flagrantes de tráfico…

4 horas ago

Secretaria de Saúde promove programação especial para celebrar o Mês da Enfermagem

Para valorizar e qualificar o trabalho das equipes de enfermagem, a Prefeitura de Mogi das…

4 horas ago