A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba promoveu dois dias da Avaliação Conectada para 25 mil estudantes. A iniciativa busca acompanhar o processo educativo e auxiliar no desenvolvimento com provas direcionadas para turmas do 1º ao 5º ano. No primeiro dia, foi aplicada a avaliação de língua portuguesa, seguida pela avaliação de matemática.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, as duas disciplinas são a base do currículo educacional. “As provas funcionam como um instrumento essencial para monitorar o processo de ensino e acompanhar o progresso educacional, servindo como base para planejar ações e decisões estratégicas voltadas ao desenvolvimento dos estudantes.”
A avaliação interna, por meio do Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI), acontece regularmente em todos os bimestres. “O CMAEI é estratégico para monitorar os resultados da aprendizagem e preparar os estudantes para um futuro brilhante. Estamos aqui para incentivá-los nessa conquista”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Formação de professores
Nesta semana, foi anunciado o início das formações do Programa Alfabetiza Juntos SP para os professores do 1º ao 4º ano e para os docentes do 5º ano das unidades integrais. As formações visam capacitar os professores para o desenvolvimento de práticas de letramento, além de aprofundar competências que atendam às necessidades pedagógicas na sala de aula, baseando-se em indicadores de aprendizagem.