Itaquaquecetuba

Itaquá avança na saúde da mulher com inauguração da sala SABEM

A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou na terça-feira (22), dentro da Casa da Mulher, a sala SABEM para acolhimento, cuidado e promoção da saúde da mulher, garantindo acesso a serviços essenciais para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições específicas do público feminino. Na ocasião, também foi entregue a van Atende+ Saúde e Cidadania, com atendimentos para o público geral.

“Agora podemos dizer que a Casa da Mulher oferece atendimento integral para as mulheres do município, garantindo mais segurança e acolhimento. Isso só é possível porque temos uma equipe qualificada e competente para fazer acontecer tudo o que planejamos. Oferecer o melhor serviço é a nossa meta”, afirmou a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa.

A sala SABEM (saúde e bem-estar da mulher) oferece especialidades como psicologia, nutrição, ginecologia e obstetrícia, sendo destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo vítimas de violência doméstica e/ou de gênero e necessidades específicas em saúde mental já acompanhadas pela Casa da Mulher. O espaço tem capacidade para atender 100 mulheres por mês.

O serviço é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Saúde, conduzido por profissionais qualificados e respeitando princípios de sigilo, ética e atendimento humanizado. O agendamento presencial é realizado de segunda a sexta na Casa da Mulher (rua Guariri, 261 – Vila São Carlos).

“Estamos consolidando uma política pública para o munícipio com a parceria entre as secretarias. Nossa missão é cuidar da população e trazer serviços de qualidade. Encontramos aqui uma oportunidade de unir os serviços”, destacou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.

O atendimento será realizado por meio de encaminhamento feito pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), programas de acolhimento, além de órgãos de segurança pública como a Delegacia da Mulher e a Ronda de Proteção à Mulher.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues, participou da inauguração e destacou a importância do espaço. “Essa é a realização de um sonho e motivo de orgulho pelo resultado que traz em benefícios à população. Estamos felizes e gratos, pois continuamos avançando e expandindo os nossos serviços”, disse.

A van Atende+ Saúde e Cidadania, além de continuar ofertando de forma itinerante os serviços de cidadania, como cadastro habitacional, defesa do consumidor e segunda via de documentos e contas de consumo, vai oferecer atendimentos de saúde como vacinação, orientações sobre ISTs, agendamento de exames e consultas, cadastro para facilitar a regulação e acesso ao E-SUS Digital.

“Estamos cuidando de cada detalhe pra facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Tudo de forma gratuita e perto de casa. Queremos oferecer mais opções e dignidade às famílias”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Altar de São Benedito pode ser visitado no hall da Prefeitura de Mogi

O exemplo de caridade, humildade e amor ao próximo de São Benedito foi destacado nesta…

4 horas ago

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Esporte de Mogi das Cruzes

As ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) nos primeiros…

4 horas ago

Fundo Social inicia troca solidária de ingressos para semifinal do Suzano Vôlei

As atenções do vôlei brasileiro estão voltadas para as semifinais da Superliga Masculina e o…

4 horas ago

Cultura terá ‘Casarão Autoral’ para apresentações de músicos nesta sexta-feira

O Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 - Centro) recebe nesta sexta-feira (25/04)…

4 horas ago

Suzano alcança 820 atendimentos com Central de Interpretação de Libras

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras),…

4 horas ago

‘Projeto SER’ para PCDs marca troca de experiências com município de São Carlos

A mais recente edição do “Projeto SER - Suzano Educa e Respeita” para Pessoas com…

4 horas ago